Ribeira Grande, 12 Abr (Inforpress) – A presidente da Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro (ACLCC), Cornélia Miranda, afirmou hoje, durante a realização de rastreios em Coculi, que Santo Antão tem demonstrado que falar sobre o cancro deixou de ser um tabu.
"De forma geral, em Santo Antão, sensibilizar a população sobre o cancro já não é um tabu. As pessoas estão a aderir, inclusive os homens, sem qualquer preconceito", declarou.
Segundo a responsável, este facto reflecte o “árduo” trabalho que a ACLCC, em parceria com outras associações, tem vindo a desenvolver junto das comunidades cabo-verdianas.
A campanha de rastreio, que abrangeu os três concelhos da ilha – Porto Novo, Paul e Ribeira Grande –, superou “largamente” os objectivos traçados pela associação.
No concelho do Porto Novo, para além das comunidades do Tarrafal, Monte Trigo e Planalto Norte, a campanha conseguiu abranger um número considerável de homens e mulheres.
"No Porto Novo, o objectivo foi atingido com sucesso", destacou Cornélia Miranda.
Já no Paul, a responsável revelou que a ACLCC tinha como meta rastrear 100 homens, mas acabaram por rastrear 130.
Em Ribeira Grande, a adesão também ultrapassou as expectativas, com forte participação de homens e mulheres.
Cornélia Miranda sublinhou ainda o papel “fundamental” das delegacias de Saúde e das Unidades Sanitárias de Base, reconhecendo o “trabalho extraordinário” realizado na mobilização e sensibilização da população.
"A afluência das pessoas superou o esperado. As delegacias de Saúde estão de parabéns, assim como as Unidades Sanitárias de Base, cujo esforço se reflecte nos resultados alcançados ao longo destes dias", frisou.
Segundo a responsável as amostras recolhidas serão enviadas para os laboratórios e, posteriormente, os resultados serão encaminhados às delegacias de Saúde, que assegurarão o acompanhamento clínico dos casos que necessitem de seguimento médico.
Os rastreios ao colo do útero, mama e próstata foram realizados no âmbito do Mês da Mulher (Março), em parceria com a Associação Unidos na Luta Contra o Cancro de Santo Antão, Delegacias de Saúde, Câmaras Municipais, UNFPA-NU, INSP, Tecnicil Indústria e CVTelecom.
LFS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar