São Nicolau: MIOTH socializa anteprojeto de requalificação do centro histórico de Ribeira Brava

Inicio | Cultura
São Nicolau: MIOTH socializa anteprojeto de requalificação do centro histórico de Ribeira Brava
12/04/25 - 09:43 am

Ribeira Brava,12 Abr (Inforpress) – O Ministério das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH), procedeu sexta-feira socialização do anteprojeto de requalificação do centro Hhstórico de Ribeira Brava, São Nicolau, integrado no Programa de Melhoria da Conectividade e das Infraestruturas Urbanas (PMCIU).

Em declarações à imprensa, o ministro das Infraestruturas explicou que objetivo é fazer uma intervenção equilibrada, principalmente em diálogo com quem verdadeiramente vai beneficiar ou vive nesta cidade. 

Por isso, destacou que a ideia é sempre ter momentos de socialização para apresentar à população as suas ideias e recolher subsídios e inputs que possam ajudar a melhorar a qualidade do projecto. 

Segundo o ministro, o projecto encontra-se numa fase “muito amadurecida”, com um anteprojecto “muito avançado”, pelo que a previsão é de que a versão executiva seja apresentada à população dentro de, no máximo, um mês, visando um amplo consenso em torno da intervenção. 

“Não queremos fazer uma intervenção de qualquer maneira, porque é uma zona, como disse, sensível, do ponto de vista histórico, do ponto de vista patrimonial, mas, com o financiamento do Banco Mundial, iremos fazer aqui uma intervenção de alta qualidade que vai orgulhar todos, todos os sanicoalenses”, destacou.

O governante sublinhou ainda que durante a socialização do anteprojeto, foram recebidos “bons inputs”, principalmente no que tange à utilização do material local, das pedras locais, de pensar a circulação dentro dessa zona histórica e de ter uma zona histórica também verde.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Nilton Monteiro, enalteceu a iniciativa do MIOTH em socializar o projecto com a população local, destacando que este é um projecto “muito almejado” e que vai trazer “muito mais valia” para a Ribeira Brava.

O edil fez votos ainda que o próximo passo seja o arranque das obras, tendo em conta a necessidade da requalificação do centro histórico da cidade da Ribeira Brava.

 WM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar