São Filipe, 11 Abr (Inforpress) – A recém-criada Associação Regional de Xadrez do Fogo (AXFG) recebeu hoje um donativo de um emigrante nos Estados Unidos num total de duas dezenas de tabuleiros que vai permitir a esta associação iniciar as suas actividades.
O vice-presidente da direcção da AXFG, Paulo Pina, disse que os tabuleiros constituem os primeiros donativos que a associação recebeu, mas espera que venha receber outros materiais da federação.
Paulo Pina avançou que a AXFG ainda não está formalmente inscrita na federação, mas adiantou que todo o dossiê para o efeito já foi encaminhado para registo na federação e mostrou-se optimista de que isso possa acontecer na próxima semana para que a associação possa organizar um torneio durante as festas de São Filipe com apoio da própria federação.
A Associação de Xadrez do Fogo, cujo extracto de registo nº 117/2025 foi publicado no Boletim Oficial, tem como finalidade dirigir, promover, incentivar e regulamentar a prática do xadrez na ilha do Fogo.
Trata-se de uma associação sem fins lucrativos que pretende estabelecer e cultivar as mais estreitas relações com as associações congéneres e com os órgãos da hierarquia da modalidade, tanto nacional como internacional para fomentar a modalidade, dinamizar o ensino do xadrez, organizar provas e patrocinar as promovidas pelas organizações de massas e outras organizações sociais, sejam elas públicas ou privadas.
A AXFG tem como objectivo incutir nos sócios o espírito de civismo, da ponderação e do equilíbrio e, para tanto, promover actividades sociais, culturais, recreativas e desportivas.
JR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar