Assomada, 10 Abr (Inforpress) – O cantor e produtor musical Gilson Furtado, natural de Achada Falcão, Santa Catarina de Santiago, encontra-se em Cabo Verde para apresentar e promover o seu terceiro álbum, intitulado "Livre".
Em entrevista à Inforpress, o artista contou que o álbum "Livre" contém doze faixas musicais e conta com a participação de artistas renomados como Tony Fika, Lejemea e Mica Sena, este último um novo talento da RM Family.
Com um título que reflcete a busca pela liberdade, Gilson Furtado destaca que “não há sensação melhor do que se sentir livre”.
O lançamento do álbum nas plataformas digitais, conforme avançou, começou em 9 de Fevereiro e se estendeu até 4 de Abril, com a última música divulgada há apenas uma semana.
Desde então, ressaltou que o feedback nas redes sociais, nas plataformas digitais e mesmo pessoalmente, tem sido “extremamente positivo”, estando a planear o lançamento em diversos países, incluindo Cabo Verde, Portugal, França e Estados Unidos, onde há uma significativa comunidade crioula.
Musicalmente, explicou que "Livre" abrange uma variedade de estilos, como kizomba, zouk, funaná, entre outros, mantendo-se fiel ao que o seu público já conhece e aprecia, mas ressaltou que em outros trabalhos pretende explorar novos géneros.
Este é o terceiro álbum do artista, que começou a sua jornada musical em 2015, com "Confia na Mim", seguido por "É Possível", em 2019, embora a sua trajetória tenha começado em 2005, quando se mudou para Portugal com apenas 12 anos.
Desde então, ele tem se dedicado à música, aprendendo por conta própria e inspirando-se em ícones como Kino Cabral e Kaysha.
Furtado expressa orgulho por colaborar com diversos artistas de Cabo Verde, incluindo Gil Semedo e Zé Espanhol, Buguim Martins, Gama, Leo Pereira, Ruben Teixeira, Garry, entre outros.
Até porque, desabafou que um dos momentos “mais marcantes” da sua carreira foi quando recebeu uma mensagem do Gil Semedo para produzir a música "Um Família", uma oportunidade que o deixou emocionado e motivado a continuar trabalhando.
O artista incentiva os jovens a lutarem por seus sonhos, enfatizando a importância do trabalho árduo e do respeito.
“Nada é fácil, é preciso fazer o caminho e percorrer o percurso”, afirma, partilhando a sua própria experiência, revelando que começou a produzir música em 2005, vendendo a sua primeira música em 2007 por 100 euros, o que lhe permitiu comprar o seu primeiro piano.
Uma das faixas que se destaca no novo álbum, segundo o artista, é "Bu Mudam", que aborda a dinâmica de um relacionamento em que a mulher é o pilar da casa, enfrentando desafios e conseguindo transformar a situação por meio do diálogo.
Gilson Furtado, com a sua paixão pela música e perseverança, espera continuar a conquistar espaço no cenário musical, levando a cultura crioula a novos horizontes.
MC(JMV
Inforpress/Fim
Partilhar