Mindelo, 10 Abr (Inforpress) – Um consórcio constituído por três empresas de Espanha está neste momento a negociar com o Governo a futura exploração do Complexo de Frio do Porto Grande, em São Vicente, anunciou hoje o ministro do Mar.
Jorge Santos fez o anúncio em conferência de imprensa, no Mindelo, para fazer o balanço da visita de trabalho à Espanha, realizada de 30 de Março a 04 de Abril, últimos.
Segundo a mesma fonte, a Empresa Gestora do Portos (Enapor), que reviu a concessão e também as estruturas após a falência da anterior exploradora Atunlo, está agora em negociação com o Grupo Ubago, detentor em Cabo Verde da conserveira Frescomar, Jealsa, líder europeu na indústria de conservas de pescado, e Mercadona, do ramo de supermercados.
“Essas três empresas estão a negociar com a Enapor um acordo de concessão dessas instalações com três pontos no caderno de encargos”, assegurou.
O primeiro ponto, enumerou o ministro, vai ser acomodar todos os trabalhadores, segundo ponto, descontinuar a transformação antes realizada para não cair no problema ambiental existente no passado e que trouxe reclamações de mau cheiro na Avenida Marginal, no Mindelo.
Em terceiro lugar, conforme a mesma fonte, a nova concessionária deverá ampliar a capacidade de stock, que actualmente é de seis mil toneladas e que se pretende colocar em dez mil.
“Mas, negociamos, dialogamos, visitamos as suas empresas em Espanha e vimos que são parceiros importantes e que podem sim trazer um ‘up’ no desenvolvimento. Principalmente para a retoma da reexportação de pescado, do transbordo de pescado no Porto do Mindelo”, afiançou o governante.
O processo de negociação deve ser finalizado até o mês de Maio, asseverou Jorge Santos.
LN/CP
Inforpress/Fim
Partilhar