Cidade da Praia, 09 Abr (Inforpress) - A Assembleia Nacional já tem um projecto para a implementação de um sistema de transcrição automática dos discursos proferidos pelos deputados, bem como a instalação de um sistema de videovigilância para reforço da segurança.
A informação foi avançada pelos técnicos parlamentares à secretária-geral da Assembleia da República de Portugal, Anabela Cabral Ferreira, esta quarta-feira, durante a sua visita à “casa parlamentar” cabo-verdiana, onde teve a ocasião de conhecer os diferentes departamentos e inteirar-se dos planos de modernização em curso no parlamento.
A oportunidade, de acordo com uma publicação da Assembleia Nacional, permitiu à comitiva portuguesa visitar a sala régie, espaço concebido para a realização e monitorização da transmissão das sessões ordinárias.
“A comitiva portuguesa manifestou interesse relativamente aos procedimentos de gravação, armazenamento e acesso ao material audiovisual por parte dos órgãos de comunicação social nacionais. Os técnicos parlamentares (…) partilharam essas informações e sublinharam que a comunidade emigrada residente em Portugal constitui uma das mais assíduas espectadoras das sessões plenárias”, lê-se na nota.
Da visita à Direcção dos Serviços de Informática, Ana Ferreira e a sua equipa foi apresentado o projecto de modernização tecnológica da Assembleia Nacional que “ambiciona dotar a 'Casa Parlamentar de meios técnicos compatíveis com os desafios contemporâneos, reforçando a sua capacidade de resposta às expectativas e exigências da sociedade civil”.
A delegação portuguesa permanecerá em Cabo Verde até sexta-feira, 11, sendo que durante a sua estadia, a comitiva visitará locais de valor histórico, conhecerá outros serviços da Assembleia Nacional e procederá à assinatura de um protocolo de cooperação entre os dois parlamentos.
SR/CP
Inforpress/Fim
Partilhar