Governo pede visão e procura de soluções inovadoras para negócios no sector da Economia Azul

Inicio | Economia
Governo pede visão e procura de soluções inovadoras para negócios no sector da Economia Azul
07/11/24 - 09:28 pm

Mindelo, 07 Nov (Inforpress) – O desenvolvimento da Economia Azul passa por uma visão e procura de soluções inovadoras para a promoção de oportunidades de negócios a nível do sector, declarou hoje o ministro do Mar, na abertura da 11.ª edição da Expomar.

A feira decorre de hoje a domingo, 09, no Mindelo, mas Jorge Santos interveio no evento a partir da cidade da Praia, via videoconferência.

O ministro do Mar admitiu que esta 11.ª edição da Feira das Actividades ligadas ao Mar (Expomar) convida a todos a uma reflexão sobre o mar, aliás durante os últimos dias, lembrou, na Cabo Verde Ocean Week, foi o que se fez, reflectir, sobretudo, sobre a sustentabilidade dos oceanos e a exploração equilibrada e sustentável das actividades económicas e de tudo o que mar oferece.

“É uma oportunidade para se encontrar as melhores vias para se criar uma governança que seja moderna, esclarecida sobre como melhor potenciar as oportunidades de negócio que o mar oferece, ao lado da sustentabilidade”, lançou o ministro na abertura da feira.

Na ocasião, deixou ainda um desafio aos empresários presentes, ligado ao momento que Cabo Verde vive, segundo ele, de sair de uma atividade como a pesca artesanal e semi-industrial para a industrialização da pesca.

Na certeza de que, continuou Jorge Santos, exige “fortes investimentos” a nível do acesso ao capital para o investimento, mas também exige embarcações que estejam à altura de alargar o leque e a dimensão da área de captura.

Na mesma linha, a administradora da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), promotora do evento, Angélica Fortes, disse tratar-se de mais uma oportunidade para partilhar a mensagem da preservação dos oceanos, até porque, lembrou, a luta é fazer o melhor em prol dos oceanos e do ambiente.

Aliás, lembrou, a feira é realizada no âmbito do evento Cabo Verde Ocean Week (CVOW) cujo lema, “A voz do oceano”, combina com o propósito da 11.ª edição da Expomar.

Os visitantes desta exposição podem encontra nos 50 stands de 30 expositores de Cabo Verde, Portugal e Espanha, áreas diversificadas como administração portuária, pesca artesanal, conservação e preservação ambiental, segurança aquática, energias renováveis e telecomunicações, entre outras.

A entrada para visitantes é gratuita e a feira abre todos dias, até domingo, 09, a partir das 17:00.

AA/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar