Boa Vista: Câmara encerra campanha “Cartão Branco” pela paz e desporto

Inicio | Desporto
Boa Vista: Câmara encerra campanha “Cartão Branco” pela paz e desporto
10/04/25 - 12:29 am

Sal Rei, 09 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal da Boa Vista encerrou hoje a campanha “Cartão Branco” de celebração do Dia Internacional pelo Desporto e Paz, promovida em parceria com o Comité Olímpico, no jogo final da Taça de Bubista em futebol.

A campanha, realizada no âmbito da comemoração ao Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e a Paz, assinalado a 06 de Abril, teve como objectivo central a promoção da paz e do ‘fair play’, conforme o director de Desporto, Eldon Brito.

“A mensagem principal, acima de tudo é paz, é fair play no desporto (…). Estamos a falar do desporto, mas com certeza precisamos da paz em tudo na vida, na sociedade, no nosso dia a dia, porque se não houver paz não há desporto”, afirmou o responsável.

Eldon Brito indicou que a autarquia se uniu prontamente ao Comité Olímpico, que faz questão de celebrar a data, e a campanha teve duas fases, iniciou com acções de sensibilização directa à população, abordando pessoas na rua para tirarem fotos com um cartão branco, simbolizando a paz.

A outra fase correspondeu a abordagem em actividades e modalidades desportivas, como a celebração do 12º aniversário da Associação Regional de Karaté, para reforçar os valores do respeito e da disciplina inerentes à prática desportiva, e culminou hoje, junto à Associação Regional de Futebol, no jogo de final de Taça Bubista, também para sensibilizar os presentes no estádio municipal sobre a causa.

O Dia Internacional do Desporto ao serviço do Desenvolvimento e da Paz foi implementado a 23 de agosto de 2013 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 67/296, já que a Unesco “acredita que o desporto é um veículo poderoso para a inclusão social, a igualdade de género e o empoderamento dos jovens, com benefícios que se fazem sentir para muito além dos estádios”.

MGL/CP

Inforpress/Fim

Partilhar