Pedra Badejo, 03 Abr (Inforpress) – A coordenadora da Fundação Naděje em Cabo Verde destacou hoje o sucesso da primeira edição do concurso “conhecimento e competências em prática”, organizado e realizado pela fundação para promover o conhecimento.
Em declarações à Inforpress, Goeve Sofia Júlia explicou que o evento foi realizado na quarta-feira, 02, em Santa Cruz, envolvendo 150 crianças do 1.º ao 8.º ano do Ensino Básico Obrigatório dos três agrupamentos do concelho de Santa Cruz e em cada momento, conseguiram ver a realização de cada objectivo traçado inicialmente.
“Mais do que um programa educacional, foi uma celebração do talento e potencial dos alunos. Vimos o futuro da educação em acção, com cada um demonstrando as suas habilidades e paixão pelo aprendizado”, declarou a coordenadora.
Pois, segundo a mesma fonte, cada apresentação foi um “momento de orgulho e admiração“, com os alunos a surpreenderam os presentes com a sua criatividade na expressão artística, na eloquência, leitura e redação, e com perspicácia na matemática.
Aliás, afirmou que foi “inspirador“ ver o resultado do esforço e dedicação de cada um dos participantes e devido ao sucesso desta primeira edição.
Goeve Sofia informou que a fundação já está a planear as próximas edições e que pretende envolver mais municípios da ilha de Santiago, como forma a ampliar ainda mais o impacto na educação do país.
O concurso faz parte do Programa Educacional de Excelência Naděje Cabo Verde, que busca estimular as competências cognitivas, afectivas e psicomotoras dos alunos, um concurso em que todos os participantes saíram vencedores e levaram brindes para casa, além do espírito de competição saudável.
A Fundação Naděje Cabo Verde, com sede em Santa Cruz, tem como missão promover um desenvolvimento educativo estratégico, colaborando com parceiros locais para um sector educacional mais inclusivo e dinâmico.
A Fundação Esperança Cabo Verde foi fundada em 2016, pela santa-cruzense Mónica Sofia Duarte, na República Checa, e em Novembro de 2021 inaugurou, em Santa Cruz, a sede da fundação.
MC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar