Achada Igreja, 03 Abr (Inforpress) – O Instituto Nacional de Estatística (INE) fez hoje a socialização do Projecto e da Estratégia de Sensibilização para a execução do Inquérito Demográfico e de Saúde Reprodutiva (IDSR IV), em São Salvador do Mundo.
Em declarações à imprensa, o técnico do INE Janecas Fortes destacou que o inquérito tem como principal objectivo colectar informações sobre a saúde reprodutiva da população cabo-verdiana, englobando aspectos como a saúde mental e medições antropométricas.
“Esse inquérito é de suma importância para Cabo Verde, pois permitirá que os formuladores de políticas possam desenvolver acções fundamentadas em dados concretos”, afirmou Janecas Fortes, enfatizando que o último inquérito foi realizado em 2018, o que demonstra a urgência e a necessidade da actualização das informações nesta área.
O IV Inquérito, conforme avançou, será realizado em todas as ilhas do país, com colecta de dados em nível de menor divisão possível, uma operação que está prevista para ocorrer entre Julho e Agosto de 2025.
Em termos de recursos humanos, informou que vai contar com a participação de 112 inquiridores, 20 controladores e 20 agentes de saúde e que durante todo o processo, o INE e o Ministério da Saúde estarão presentes para oferecer suporte aos inquiridores.
Em São Salvador do Mundo, o técnico demonstrou satisfeito com o envolvimento da câmara municipal, dos serviços de saúde, de outras instituições, autoridades e associações comunitárias presentes na apresentação do projecto e na estratégia de sensibilização, ressaltando que é desse engajamento que precisam para o sucesso deste inquérito.
Presente no evento, o presidente da Fami-Picos, Carlos Vaz, explicou que a Fami-Picos é uma instituição mutualista de poupança e crédito focada na melhoria da qualidade de vida das famílias, e reforçou a importância do empoderamento feminino nesse processo.
“As mulheres são a cara da maioria das famílias em Cabo Verde, e é essencial que elas tenham acesso a informações que as capacitem”, destacou, comprometendo-se a colaborar no processo de divulgação e sensibilização, incentivando a participação das mulheres no inquérito.
O IDSR IV visa actualizar os indicadores demográficos e de saúde, fornecer dados sobre conhecimentos, atitudes e práticas relacionadas à saúde reprodutiva, além de garantir um melhor acompanhamento dos programas nacionais de saúde.
Durante a sessão, foram apresentados os detalhes do projecto, bem como a estratégia de sensibilização para garantir uma ampla participação da população neste inquérito.
MC/CP
Inforpress/Fim
Partilhar