Porto Novo: Safra de cana sacarina já na recta final em alguns vales apesar da escassez de mão de obra

Inicio | Economia
Porto Novo: Safra de cana sacarina já na recta final em alguns vales apesar da escassez de mão de obra
30/03/25 - 02:41 pm

Porto Novo, 30 Mar (Inforpress) – A safra de cana sacarina, que decorre há três meses, está na recta final em alguns vales no município do Porto Novo, apesar da escassez de mão-de-obra, conforme constatou a Inforpress.

É o caso da Ribeira da Cruz, onde os produtores já estão a terminar a colheita da cana de açúcar, mesmo enfrentando o problema de trabalhadores, quando faltam dois meses para o encerramento do período de industrialização.

De uma forma geral, os agricultores acreditam, porém, que vão poder cumprir o prazo estipulado pela lei para a industrialização da aguardente, que decorre entre Janeiro a Maio.

“O problema maior continua sendo a falta de mão de obra, mas vamos poder cumprir o prazo estipulado pela lei”, admitiu um agricultor no Tarrafal de Monte Trigo.

O decreto-lei nº 11/2015 de 12 de Fevereiro, que regula a produção de aguardente de cana de açúcar em Cabo Verde, diz que o período destinado à safra de cana de açúcar e industrialização do grogue começa a 01 de Janeiro e termina a 31 de Maio.

JM//CP

Inforpress/Fim

Partilhar