Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress) – O Presidente da República manifestou quinta-feira a sua “profunda consternação” pelo incêndio em Nova Sintra, na Brava, que causou avultados prejuízos materiais, afectando o centro comercial local e numerosas famílias de pequenos comerciantes, informou hoje a Presidência.
Segundo o comunicado de imprensa, na carta oficial dirigida ao presidente da Câmara Municipal da Brava, Amândio Semedo de Brito, o chefe de Estado expressou a sua solidariedade para com a população bravense.
"Neste momento particularmente difícil para a população bravense, venho expressar, em meu nome pessoal e em nome do povo cabo-verdiano, a mais sincera e solidária manifestação de pesar e encorajamento ao presidente, à edilidade que superiormente dirige e, sobretudo, às cidadãs e cidadãos diretamente atingidos por este infortúnio", declarou.
José Maria Neves enalteceu ainda "o pronto e diligente empenho das autoridades locais e dos serviços de protecção civil", destacando que a sua rápida intervenção foi crucial para evitar danos ainda mais severos.
Manifestou confiança na resiliência do povo bravense, acreditando que será possível ultrapassar esta adversidade com esperança e determinação.
Na sua mensagem, o chefe de Estado assegurou que continuará a acompanhar de perto a evolução da situação e as medidas adotadas pela autarquia, pelo Governo, pelos parceiros institucionais e pela sociedade civil.
“O principal objectivo é garantir "a subsistência condigna das famílias cujos rendimentos foram abruptamente interrompidos" e, a médio prazo, "a reabilitação ou reconstrução da infra-estrutura comercial atingida, bem como a retoma das actividades económicas por parte dos comerciantes afectados", lê-se na missiva, citada pelo Palácio do Platô.
Por fim, José Maria Neves reiterou a total disponibilidade da Presidência da República para prestar o acompanhamento e apoio institucionais necessários, dentro das suas competências, para ajudar a Brava a superar este momento difícil.
O incêndio, que deflagrou na madrugada de quarta-feira, 26, no Centro Comercial da cidade de Nova Sintra, na ilha Brava, destruiu todos os pertences de vários comerciantes que possuíam suas barracas.
O incidente aconteceu por volta das 03:00, numa loja, sendo que nesta área tinha mais nove estabelecimentos comerciais que logo depois também foram completamente consumidos pelas chamas.
AV/CP
Inforpress/Fim
Partilhar