Assomada, 27 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina (Santiago), Armindo Freitas, anunciou hoje o arranque para Maio deste ano, das obras de reabilitação e requalificação do Mercado Novo de Achada Riba, em Assomada.
Armindo Freitas fez este anúncio em declarações à Inforpress, à margem das actividades comemorativas do Dia da Mulher Cabo-verdiana, assinalado hoje, e que vão decorrer durante todo o dia no Mercado Novo de Achada Riba, em Assomada.
“A partir de Maio deste ano, antes das chuvas, vamos arrancar com as obras de reabilitação e requalificação do mercado. Já temos o projecto pronto de cobertura de mais um piso em telhado e de construção de bancas dentro do mercado para retirar os produtos do chão”, adiantou o autarca.
Sem, no entanto, avançar o montante das obras, assegurou que as intervenções que visam resolver de vez os problemas de infiltração vão ser financiadas a 100 por cento (%) pelo município que dirige desde Dezembro de 2024.
Acrescentou que a edilidade santa-catarinense pretende ainda com este “grande projecto” melhorar o comércio e mercado, que, segundo ele, são dois sectores importantes para o desenvolvimento de Santa Catarina.
Armindo Freitas, que escolheu o Dia da Mulher Cabo-verdiana, para partilhar o referido projecto com as mulheres que labutam no comércio, nas feiras e nos mercados em Assomada, anunciou ainda um conjunto de medidas para empoderar as mesmas.
De entre as medidas, destacou o perdão das dívidas acumuladas desde o tempo da pandemia de covid-19 [2020 a 2025] de todas as mulheres que operam no mercado novo de Achada Riba, em Assomada, e baixa de preços das rendas das lojas no referido espaço em 40 por cento (%).
O evento ficou marcado pela entrega rosas as mulheres do mercado novo, e ainda pela homenagem a quatro ‘rabidantes’ mais antigas do mercado novo, entrega de uma cadeira de roda a outra que também labuta no mesmo espaço, uma feira de saúde com consultas gratuitas, actividades culturais e ‘conversa aberta’ denominada “Conversa com elas”.
FM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar