Santa Catarina: Presidente da câmara anuncia medidas para empoderar mulheres do comércio (c/áudio)

Inicio | Economia
Santa Catarina: Presidente da câmara anuncia medidas para empoderar mulheres do comércio (c/áudio)
27/03/25 - 02:37 pm

Assomada, 27 Mar (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Armindo Freitas, anunciou hoje um conjunto de medidas para empoderar as mulheres desse município santiaguense, sobretudo as que operam no comércio, nas feiras e nos mercados em Assomada.

“(…) A partir de hoje vamos implementar um conjunto de medidas que mostram claramente que a câmara municipal está a empoderar as mulheres de Santa Catarina. Não é só a entrega de rosas, que é de praxe, em sinal de amizade e homenagem”, declarou o autarca.

Armindo Freitas falava à Inforpress, à margem das actividades comemorativas do Dia da Mulher Cabo-verdiana, assinado hoje, e que vão decorrer durante todo o dia no Mercado Novo de Achada Riba, em Assomada.

De entre as medidas, destacou o perdão das dívidas acumuladas desde o tempo da pandemia de covid-19 [2020 a 2025] de todas as mulheres que operam no mercado novo de Achada Riba, em Assomada, e baixa de preços das rendas das lojas no referido espaço em 40 por cento (%).

O autarca avançou ainda que a edilidade também já deliberou sobre a baixa do preço do cartão de vendedor ambulante de nove para cinco mil escudos, e ainda protocolos com instituições de microcrédito para que estas mulheres possam reforçar os seus negócios, e ainda continuarem a empregar mais pessoas, ter mais rendimento e contribuir para o desenvolvimento de Santa Catarina.

“Este conjunto de medidas tem um impacto financeiro para a autarquia de 30 mil contos anual. Ou seja, isto significa que a Câmara Municipal de Santa Catarina está a fazer um investimento de 30 mil contos na política de rendimento para as mulheres de Santa Catarina”, defendeu.

Segundo disse, tendo em conta, que o sector do comércio é o que mais emprega e as pessoas dependem, avançou para “breve” a assinatura de protocolos.

Armindo Freitas, que esteve acompanhado dos seus vereadores, disse acreditar que com tais medidas, de inclusão social e económica, de empoderamento, social e humana, a edilidade está a dar “folga” para que estas ‘rabidantes’ possam investir na educação dos seus filhos e na própria saúde.

Por outro lado, notou que a equipa camarária que lidera já está a trabalhar para melhorar as condições de vida das famílias de Santa Catarina, assim como prometeu na campanha eleitoral, neste particular, para as mulheres santa-catarinenses, sobretudo para as que operam no comércio, feiras e mercados em Assomada.

Por fim, Armindo Freitas aproveitou a efeméride para, através das mulheres do comércio, feirantes e ‘rabidantes’ endereçar uma mensagem de “força, união e esperança” a todas as mulheres santa-catarinenses e de Cabo Verde.

Além da entrega das rosas, o evento foi marcado pela homenagem a quatro ‘rabidantes’ mais antigas do mercado novo, entrega de uma cadeira de roda a outra que também labuta no mesmo espaço, uma feira de saúde com consultas gratuitas, actividades culturas e ‘conversa aberta’ denominada “Conversa com elas”.

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar