Cidade da Praia, 27 Mar (Inforpress) – O escritor João José dos Santos lança hoje, na cidade da Praia, um novo livro intitulado “Naufrágio de um Amor”, com apresentação de Carina Gomes, professora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).
Em entrevista à Inforpress, o autor destacou a importância da literatura e a mensagem de resiliência, mas lembrou que apesar de o lançamento coincidir com o Dia da Mulher Cabo-verdiana a data não foi planeada.
Entretanto, João José dos Santos explicou que o lançamento no mês de Março, dedicado às mulheres, faz todo o sentido, uma vez que “todos os dias deveriam ser dias da mulher”.
Segundo ele, as temáticas abordadas em “Naufrágio de um Amor”, exploram a erupção vulcânica na ilha do Fogo e o naufrágio do navio Vicente, também no Fogo.
“Estas duas temáticas são as principais do livro, mas trago também outras problemáticas, como a pobreza, a desigualdade social, os problemas dos transportes marítimos e a luta contra o alcoolismo e droga”, explicou.
João José dos Santos destacou que a sua escrita visa chamar a atenção da sociedade cabo-verdiana para os desafios que o país enfrenta, acrescentando que se trata de uma forma de “consciencializar as pessoas”.
O escritor defendeu que apesar de muitas dificuldades com os recursos disponíveis no país “poder-se-ia “azer mais e melhor”.
“A literatura é uma grande arma que temos para combater os males sociais”, disse, enfatizando que, através dos livros, é possível refletir e propor soluções, ajudando a sociedade a tomar consciência dos desafios que enfrenta.
João dos Santos destacou ainda os obstáculos enfrentados pelos escritores cabo-verdianos, que, segundo ele, muitas vezes se deparam com a falta de patrocínios.
“A publicação de um livro é um processo caro, e os escritores precisam de apoio para realizar este sonho”, conclui.
KF/LC//AA
Inforpress/Fim
Partilhar