São Vicente/Assembleia Municipal: PAICV fala em “obras de Santa Engrácia” e Augusto Neves “sem pressa” para conclusão

Inicio | Política
São Vicente/Assembleia Municipal: PAICV fala em “obras de Santa Engrácia” e Augusto Neves “sem pressa” para conclusão
20/03/25 - 02:22 pm

Mindelo, 20 Mar (Inforpress) – O líder parlamentar do PAICV na Assembleia Municipal de São Vicente criticou hoje o presidente da câmara municipal por manter várias “obras de Santa Engrácia”, enquanto Augusto Neves afirmou não haver pressa para as conclusões.

Nilton Silva falava à imprensa na sequência de uma declaração política do partido da oposição no período antes da ordem do dia, na primeira sessão ordinária após as eleições autárquicas. 

Apontou como exemplo o edifício do ex-Registos e Notariado, na Rua 05 de Julho, e o polidesportivo da zona norte, em Chã de Alecrim, com primeira pedra lançada "há mais de 20 anos e sem conclusão”, e ainda polivalentes de Chã de Alecrim e Fonte Francês “abandonados”.

“Temos, por exemplo, imensas casas sociais que foram lançadas na época da campanha e estão lá só com as placas e amontoados de pedras”, completou Nilton Silva, referindo-se à resposta recebida do presidente da câmara municipal de que tal acontece por falta de verbas.

Por isso, pergunta como é possível serem lançadas obras sem verbas.

Outro dos “casos caricatos”, sublinhou o eleito do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), é o Mercado de Peixe, cujo lançamento da obra “foi feito por três vezes com pompa e circunstância”, mas recentemente o ministro do Mar asseverou não ter havido projectos até agora.

“Se é verdade que nunca houve projectos, enganaram quem, se houve projecto aonde foi parar o financiamento, alguém tem de dizer alguma coisa ao povo de São Vicente”, questionou Nilton Silva.

Confrontado pela imprensa, o autarca Augusto Neves retrucou que o PAICV na verdade “está com pressa” quando o seu partido, Movimento para a Democracia (MpD), venceu as últimas eleições autárquicas há pouco tempo.

“As obras que estiveram paradas eram do mandato anterior que, praticamente, trabalhamos sem orçamento, mas não estavam paradas, a um ritmo muito lento”, sublinhou a mesma fonte, referindo-se ao caso de polidesportivo da zona norte, que, assegurou, “não esteve nem um dia com as obras paradas”.

A câmara municipal, acrescentou, está a trabalhar de acordo com as suas possibilidades, embora não haja dinheiro para fazer tudo.

Quanto ao edifício do ex-Registos e Notariado, Augusto Neves admitiu que já existe uma solução para a sua continuidade que deverá passar por empréstimo bancário.

“Vou apresentar a proposta na assembleia, para depois virem votar contra e exigirem no próximo mandato que não se fez nada”, considerou, com realce para a necessidade de aprovação da proposta, tanto na câmara, como na assembleia.

Durante a sessão, a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) fez também uma declaração política com denúncia de situações de pobreza existentes na ilha.

Em resposta, Augusto Neves indicou os vários projectos concluídos a nível social, que permitem a São Vicente estar numa “situação tranquila” apesar das dificuldades.

“A ilha está atractiva, muita gente, isso quer dizer que estamos a fazer alguma coisa e vemos toda a movimentação”, assegurou o autarca. 

A sessão da assembleia agendada para todo o dia de hoje prossegue à tarde com discussão e apreciação das actividades da câmara em 2024 e outros pontos.

Da agenda, somente foi retirado o ponto de apreciação e homologação da nova tabela remuneratória dos bombeiros, que deverá ser apreciada em próximas sessões.

LN/AA

Inforpress/Fim

Partilhar