São Lourenço dos Órgãos: Assembleia Municipal discute orçamento e plano de actividades para 2025

Inicio | Política
São Lourenço dos Órgãos: Assembleia Municipal discute orçamento e plano de actividades para 2025
19/03/25 - 08:11 pm

João Teves, 19 Mar (Inforpress) – A Assembleia Municipal (AM) de São Lourenço dos Órgãos, no interior de Santiago, reúne-se sexta-feira, 21, na sua primeira sessão ordinária do mandato 2024-2028, para discutir a proposta de orçamento e plano de actividades da autarquia para 2025.

De acordo com uma nota da edilidade laurentina, além da discussão e aprovação dos dois instrumentos de gestão, da agenda constam ainda empossamento dos membros das comissões permanentes e deliberações.

De entre as deliberações, destacam-se uma que autoriza a trasladação dos restos mortais do padre Alberto Meireles para outro jazigo sito no mesmo cemitério e a outra que autoriza a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos a concessão de trato de terreno, sito em Serrado, a favor da organização não-governamental (ONG) “Association Aventures Nomades”.

Os dois documentos a serem submetidos à Assembleia Municipal, conforme adiantou à Inforpress o presidente da câmara, Euclides Silva, estão orçados em cerca de 300 mil contos.

Os dois instrumentos de gestão ligeiramente superior aos 293 mil contos face a 2024, ano em que o Movimento para a Democracia (MpD, oposição) suportava a câmara, vão ser submetidos para aprovação na sessão da Assembleia Municipal (AM) de São Lourenço dos Órgãos prevista para próxima semana.

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), partido que passa a gerir a câmara oito anos depois, é maioria na AM com sete eleitos municipais contra seis do MpD.

“O orçamento prevê, sobretudo, investimentos nas áreas como acessibilidades, cultura, juventude, desporto e turismo”, adiantou, acrescentando que vão priorizar, igualmente, as famílias vulneráveis, com construção e reabilitação de casas, e construção de casas de banho.

Entretanto, de acordo com a convocatória da reunião, o período de antes da ordem do dia será dedicado ao público, com reação prevista dos eleitos municipais das bancadas do PAICV e MpD, e da própria equipa camarária às intervenções dos munícipes.

A sessão ordinária com início marcada para a partir das 09:00 vai realizar-se numa das salas do Centro Interpretativo denominado “Kintal di nôs djentis”, em São Jorge dos Órgãos.

Em Santiago Norte, todas as demais cinco câmaras municipais já têm os seus instrumentos de gestão aprovados.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar