Mindelo, 19 Mar (Inforpress) - O presidente da Enapor disse hoje que os portos de Cabo Verde tiveram valores históricos em 2024, com o Porto Grande e o Porto da Praia a atingirem mais de um milhão de toneladas de mercadorias cada.
Ireneu Camacho, presidente do conselho de administração da Enapor, falava na abertura das Jornadas Portuárias 2025, da Enapor, que decorrem até quinta-feira sob o lema "Inovação, segurança, sustentabilidade e valorização do capital humano: A base do sucesso dos portos de Cabo Verde", na sala de conferências da Câmara de Comércio do Barlavento.
“Nós crescemos nos navios, crescemos nos passageiros, crescemos no tráfico de mercadorias, crescemos cerca de 10 por cento (%) na movimentação de contentores por toneladas e 7% na movimentação de contentores por céus. Nós também crescemos a nível do segmento de cruzeiros, que este ano ambicionamos, neste semestre, inaugurar o nosso terminal de cruzeiros”, destacou Ireneu Camacho, reforçando que registaram um crescimento de cerca de 46% a nível de escala de navios cruzeiros e 27% em passageiros de cruzeiros.
Segundo a mesma fonte, tudo isso traduziu num grande desenvolvimento económico na Enapor, que cresceu cerca de 8% a nível de rendimentos operacionais, 25% nos melhores indicadores da gestão e 68 % a nível de resultados líquidos.
Por isso, adiantou, o objectivo da empresa é “trabalhar e manter essa trajectória positiva de crescimento”, pelo que “as jornadas portuárias são um momento ideal para partilhar, reflectir e alinhar uma estratégia para o futuro do sector”.
Para o ministro do Mar, Jorge Santos, é preciso trabalhar para desenvolver a “competitividade dos Portos de Cabo Verde” e tornar o Porto Grande "mais competitivo a nível do Atlântico médio”.
Para isso, considerou, é preciso vencer o grande desafio da concorrência pelo que se “deve apostar na inovação, na segurança, na sustentabilidade e em ter recursos humanos altamente formados”.
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, também participou na abertura das jornadas portuárias, durante a qual deu as “boas vindas” aos participantes e mostrou a disponibilidade da autarquia em continuar a ser uma parceira da Enapor em prol do desenvolvimento da ilha de São Vicente.
Além da abertura foi entregue um cheque no valor de 300 mil escudos aos responsáveis do jardim infantil “Um Bracinha”, da zona de Iraque, em Ribeira de Julião, para apoiar na alimentação das crianças e no desenvolvimento das suas actividades.
As jornadas portuárias prosseguem durante o dia com a apresentação do painel “Portos de Cabo Verde: Da história à modernização – Rumo ao futuro da conectividade marítima”, com a participação dos ex-presidentes da Enapor Franklin Spencer, Carlitos Fortes, Jorge Maurício e Alcídio Lopes.
Haverá a apresentação do balanço financeiro e negócio portuário do ano 2024, painéis sobre a “Modernização da infraestrutura portuária: Desafios e oportunidades para o crescimento sustentável” e “A importância da capacitação e desenvolvimento profissional no sector portuário: Desafios e perspectivas”.
Além disso haverá a “Actualização dos planos directores - O caso específico do Porto Grande - Expansão do Porto” e apresentação do “Projecto de Monte Cara Atlantic Marina nos estaleiros navais da Onave”.
CD/CP
Inforpress/Fim
Partilhar