São Vicente: Estádio Adérito Sena recebe obras para colocação de pista de tartan

Inicio | Desporto
São Vicente: Estádio Adérito Sena recebe obras para colocação de pista de tartan
18/03/25 - 01:04 pm

Mindelo, 18 Mar (Inforpress) – As obras para a instalação de uma pista de tartan no Estádio Adérito Sena encontram-se em curso, constatou a Inforpress, em vésperas de São Vicente acolher a terceira edição das Olimpíadas do Desporto Escolar, de 24 a 30.

Trata-se de uma reivindicação antiga dos praticantes de atletismo na ilha de São Vicente que agora se encontra em vias de concretização.

No entanto, contactado pela Inforpress, no Mindelo, a delegação do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) remeteu outras informações sobre instalação do equipamento para uma conferência de imprensa que o presidente do IDJ, José Eduardo dos Santos, deverá proferir “nos próximos dias” em São Vicente.

A terceira edição das Olimpíadas do Desporto Escolar, previstas para decorrer entre 24 e 30 do corrente mês, em São Vicente, deve reunir cerca de 900 atletas de diferentes modalidades desportivas e a nível nacional.

Trata-se, segundo o director Nacional da Educação, Adriano Moreno, de um evento desportivo promovido pelo Governo e executado pelos Ministérios da Educação e do Desporto e que se tornou “num marco” no calendário desportivo estudantil de Cabo Verde.

“Este é um momento de grande importância para todos nós, pois, reforça o compromisso com a educação, o desporto e o desenvolvimento dos nossos jovens”, declarou, destacando o “percurso brilhante” das edições anteriores, cuja primeira temporada decorreu na Praia, a segunda no Sal e que serviram de alicerce para a continuidade deste evento.

O evento, orçado em cerca de 60 mil contos, trará a São Vicente dez delegações, com representação de todas as ilhas, sendo que a ilha de Santiago participa com as regiões sul e norte, em separado.

O evento terá modalidades de andebol, vólei de praia, futsal, xadrez, atletismo, desporto adaptado e basquete 3x3 nas categorias masculino e feminino.

Ao todo serão 945 participantes, entre atletas, 366 meninas e 376 rapazes, 144 professores e professoras, 36 árbitros, dez chefes de missão e dez chefes de delegação.

As Olimpíadas do Desporto Escolar têm como principais objectivos incentivar a prática desportiva nas escolas, promover a disciplina e o trabalho em equipe, desenvolver valores como a perseverança e o respeito além de criar oportunidades para a descoberta de novos talentos desportivos e entre outros.

AA (CM)//CP

Inforpress/Fim

Partilhar