Clima económico mantém-se favorável no quarto trimestre de 2024 - INE

Inicio | Economia
Clima económico mantém-se favorável no quarto trimestre de 2024 - INE
13/03/25 - 01:10 pm

Cidade da Praia, 13 Mar (Inforpress) – O clima económico mantém-se favorável no quarto trimestre de 2024, impulsionado pelas avaliações positivas no comércio, turismo, construção e transportes, embora tenha ocorrido uma desaceleração no ritmo de crescimento em relação ao trimestre anterior, informou hoje o INE.

O relatório das Estatísticas de Conjuntura aos Agentes Económicos, referente ao quarto trimestre de 2024, aponta que o clima económico está acima da média histórica, alcançando um valor superior ao registado no mesmo período de 2023.

No sector de comércio em estabelecimentos, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança evoluiu positivamente em relação ao quarto trimestre de 2023, impulsionado pela perspectiva otimista de actividade, no entanto, no quarto trimestre de 2024, o mesmo inverteu a tendência ascendente, embora ainda se mantenha acima da média histórica, indicando uma conjuntura favorável para o sector.

No sector de turismo registou uma diminuição no indicador de confiança em relação ao trimestre homólogo. O indicador manteve a tendência ascendente, situando-se acima da média histórica, com a conjuntura no sector a continuar a ser favorável.

Os principais obstáculos ao desenvolvimento das empresas no quarto trimestre de 2024, de acordo com o relatório, foram a dificuldade em encontrar pessoal qualificado e a insuficiência da procura.

No sector da construção, o indicador de confiança evoluiu positivamente no quarto trimestre de 2024, impulsionado pela carteira de encomendas, perspectiva de atividade e emprego. Apesar disso, o inquérito ressaltou que os empresários apontaram a alta taxa de juro, o absentismo da mão-de-obra e a insuficiência de oferta como principais desafios, além de dificuldades no acesso ao crédito bancário.

No comércio em feira, o indicador de confiança teve uma tendência descendente, evoluindo positivamente relativamente ao mesmo período do ano de 2023, logo o inquérito observou que a conjuntura neste sector é desfavorável, situando-se abaixo da média da série.

De acordo com o INE, o indicador de confiança da indústria transformadora registou uma diminuição em comparação com o mesmo período de 2023, apontando uma conjuntura desfavorável para o setor.

Os empresários, conforme o inquérito demonstrou, destacaram como principais dificuldades o excesso de regulamentações estatais, frequentes avarias nos equipamentos, falta de matéria-prima e dificuldades financeiras.

Em relação ao sector de transportes e serviços auxiliares aos transportes constatou-se uma evolução positiva em relação ao quarto trimestre de 2023, refletindo uma conjuntura favorável neste trimestre.

No entanto, a concorrência, a dificuldade em encontrar pessoal qualificado e as regulamentações estatais foram identificados como os principais obstáculos para as empresas do sector.

Esses fatores, conforme o relatório, contribuíram para um impacto negativo na actividade das empresas durante o quarto trimestre de 2024.

KA/CP

Inforpress/Fim

Partilhar