Porto Novo: Produtores preparam pedido formal de certificação do queijo do Planalto Norte

Inicio | Economia
Porto Novo: Produtores preparam pedido formal de certificação do queijo do Planalto Norte
06/11/24 - 01:01 pm

Porto Novo, 06 Nov (Inforpress) – Os produtores de queijo do Planalto Norte, no município do Porto Novo, em Santo Antão, preparam o pedido formal de certificação do queijo fabricado nesse planalto, cuja qualidade é reconhecida por instituições internacionais.

O porta-voz dos produtores, António Lima, confirmou à Inforpress que vai ser retomado o processo com a preparação do pedido formal de certificação do queijo a ser submetido ao Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI).

Os produtores do queijo do Planalto Norte, que já foi premiado, por duas ocasiões (2007 e 2017) pela Fundação Slow Food (Itália) e classificada como um dos cinco melhores queijos da África, tem como meta a certificação deste produto com vista à sua exportação.

António Lima dá conta de empresas suíças e italianas interessadas no queijo que se produz no Planalto Norte, facto que leva os produtores a retomar o processo de certificação. 

Os produtores desse planalto chegaram entre 2021 e 2022 a beneficiar do programa de assistência técnica desencadeado pelo (IGQPI) e agora pretende submeter o pedido formal de certificação em boas práticas de fabrico para as unidades de fabrico de queijo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar