Ministro destaca reestruturação do NOSi para reforçar eficiência e atrair investimentos

Inicio | Economia
Ministro destaca reestruturação do NOSi para reforçar eficiência e atrair investimentos
12/03/25 - 02:20 pm

Cidade da Praia, 12 Mar (Inforpress) – O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, destacou hoje a importância da reestruturação do NOSi para qualificar a administração pública, melhorar o ambiente de negócios e impulsionar o investimento.

O governante falava à imprensa, hoje, depois de efectuar uma visita ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi), no âmbito do ciclo de visitas realizadas às instituições do ecossistema da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, iniciadas em Fevereiro.

“É uma reestruturação, portanto, que está em curso, fruto também da experiência vivida durante todo este tempo há um plano que está a ser desenhado para ser cumprido durante este ano de 2025, mas que não faz o NOSI perder, mas ganhar também em termos de eficiência e de concentração naquilo que é absolutamente indispensável para qualificar a nossa administração pública”, disse.

Explicou que a administração pública desempenha “um papel fundamental”, não apenas no serviço aos cidadãos cabo-verdianos, mas também no apoio aos agentes económicos e às empresas, e é essencial que esteja ajustada às necessidades do sector empresarial, criando um ambiente favorável à atracção de investimentos e ao fomento do empreendedorismo.

Adiantou que serão feitas as correções necessárias, garantindo que o NOSI se recentre no essencial, fortalecendo a sua eficiência, e além disso, abre novas oportunidades para que a sociedade cabo-verdiana, tanto no país como na diáspora, encontre apoio para desenvolver negócios e traçar o seu próprio percurso.

“Eu creio que o Tech Park está funcionar razoavelmente, posso dizer que temos de melhorar muita coisa, há várias infraestruturas que estão neste momento também a ser construídas aqui e acolá, e demos exemplo sobre o que está a ser feita no Mindelo, portanto, estão-se a criar condições progressivas para aumentar a qualidade do serviço desta área”, referiu.

O governante destacou que o NOSi já formou cerca de 500 jovens, incluindo estrangeiros, alcançando uma taxa de empregabilidade superior a 80%, e que esta qualificação tem contribuído para o fortalecimento do sector tecnológico e para a criação de oportunidades de emprego.

Durante a visita, o governante sublinhou que a consolidação da zona tecnológica especial exige contínuos ajustes para torná-la mais atrativa a empresas, startups e empreendedores, de modo a reforçar a robustez do ecossistema digital cabo-verdiano e expandir a prestação de serviços não só no país, mas também em mercados internacionais.

Eurico Monteiro realçou ainda a relevância do NOSi na modernização da administração pública, sublinhando que a digitalização é a solução mais eficiente e sustentável para garantir serviços acessíveis a todos os cidadãos, especialmente num país arquipelágico como Cabo Verde.

AV/AA

Inforpress/Fim

Partilhar