Responsável coligação defende junção de sinergias para aproveitar mercado da CEDEAO com 400 milhões de habitantes

Inicio | Cooperação
Responsável coligação defende junção de sinergias para aproveitar mercado da CEDEAO com 400 milhões de habitantes
10/03/25 - 08:49 pm

Cidade da Praia, 10 Mar (Inforpress) - A segunda vice-presidente da ECOWAS Small Business Coalition (ESBC) e presidente da Associação de Mulheres Empresárias de Cabo Verde e da Diáspora (AMES&CD) defendeu hoje junção de sinergias para aproveitar o mercado da CEDEAO com 400 milhões de habitantes.

Loide Monteiro falava à margem do encontro do Conselho de Presidentes da ECOWAS Small Business Coalition (ESBC), que decorre de hoje a sábado, no TechPark, com o objectivo de alinhar a visão estratégica da ESBC, fortalecer os frameworks operacionais e impulsionar iniciativas de impacto voltadas para o apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) na região da CEDEAO.

O ciclo de eventos, que decorre até o dia 15 de Março, servirá como uma plataforma fundamental para o diálogo, a colaboração e acção, integrando os marcos do Acordo de Livre Comércio Continental Africano (AfCFTA) e do Esquema de Liberalização do Comércio da CEDEAO (ETLS) para ampliar as oportunidades económicas regionais, especialmente para mulheres empreendedoras.

“A mulher tem feito muito a nível de empreendedorismo, e achamos que podemos fazer ainda mais dentro do mercado da CEDEAO. Então quisemos trazer os países da CEDEAO para virem conhecer Cabo Verde e as oportunidades que tem. Esta instituição tem como objectivo facilitar as trocas comerciais entre os países membros da África Ocidental”, sublinhou.

Almejando mais e melhores incentivos para permitir que as mulheres tenham maior oportunidade na área empresarial, a mesma fonte disse que se pretende neste evento identificar entre 5 a 10 empresas com potencial, com produtos ou serviços para exportação, e se trabalhar no sentido da efectivação dessa troca comercial.

“Portanto, o objectivo é, neste evento, identificar as oportunidades e depois trabalhar para termos negócios com a CEDEAO”, manifestou, avançando, entretanto, que foi identificada uma firma de produção de sal, onde cinco empresas da CEDEAO já manifestaram interesse na aquisição do produto, estando o projecto Smart City a ser também alvo de interesse na CEDEAO.

“Estamos a identificar outras empresas interessadas, nomeadamente na área das tecnologias, de modo a constituir uma equipa de empresas e trabalhar na exportação para a CEDEAO. Somos empresários, desejamos essa transação e fazer as coisas acontecerem. Estamos a falar de um mercado de 400 milhões de habitantes. Unidos, juntando as sinergias, podemos ir longe”, prognosticou a empresária. 

Loide Monteiro concluiu, indicando que durante o evento vão trabalhar o plano estratégico, avaliar os desafios, as potencialidades, e fazer um plano de acção para os próximos três anos.

A ESBC pretende alinhar a sua visão estratégica, fortalecer os marcos operacionais e impulsionar iniciativas de alto impacto para apoiar Micro, Pequenas e Médias Empresas na região da CEDEAO, bem como destacar as contribuições das mulheres no comércio, nos negócios e no desenvolvimento económico da África Ocidental.

SC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar