Tarrafal, 06 Nov (Inforpress) – A escola básica de Achada Biscainhos, no município do Tarrafal (Santiago), que estava em estado de degradação, foi remodelada e ampliada, através da acção do Ministério da Educação (ME), num investimento de 7.500 contos.
A informação foi avançada hoje à Inforpress pelo delegado substituto do ME no Tarrafal, Ivanilson Rodrigues, que lembrou que a escola, um presente da Bornefonden em 2001, devido a sua degradação com o passar do tempo, obrigou uma intervenção para continuar a servir aquela pacata comunidade.
“As obras já estão concluídas e contemplam duas salas de aula, cozinha, arrecadação, casas de banho para aluno, por sexo, casa de banho para professores, rampa para cadeira-de-rodas, vedação completa, pátio para diversão e espaço verde”, assegurou.
Além disso, foi criado um espaço para pequenas produções, designadamente de cebolas, tomates, alface e outros produtos agrícolas para aumentar a qualidade da dieta alimentar dos alunos.
Não obstante, as obras estarem concluídas, informou que os alunos, de momento, estão a receber as aulas no centro comunitário local, e que só após a colocação dos mobiliários novos vão passar para a escola, que também vai ter ligação de água potável e energia eléctrica.
A escola básica de Achada Biscainhos tem um total de 29 alunos, com duas turmas compostas, 1 º e 2 º ano de escolaridade com 12 alunos, e 3º e 4º ano com 17 alunos, de entre os quais casos de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), orientados por dois professores.
De acordo uma nota do ME, as obras de reabilitação desta escola e de mais de 30 a nível nacional enquadram-se na preparação do ano lectivo 2024-2025 em que o ministério mobilizou verbas no Orçamento do Estado, para fazer tais intervenções, de modo a ter um parque escolar adequado, com todas as condições de lecionação e propício para promoção de uma educação de qualidade.
FM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar