Cabo Verde presente na III Cimeira da Macaronésia nas Canárias

Inicio | Cooperação
Cabo Verde presente na III Cimeira da Macaronésia nas Canárias
06/11/24 - 11:45 am

Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – Cabo Verde participa na III Cimeira da Macaronésia que acontece esta quinta-feira, em Lanzarote, ilhas Canárias, com o propósito de fortalecer a cooperação e desenvolvimento de uma agenda comum em sectores estratégicos para essa região.

Em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional salienta que o evento marca mais um passo importante na concretização da visão comum de progresso e sustentabilidade para a região da Macaronésia e no aprofundamento da integração intrarregional de Cabo Verde, particularmente.

O encontro, que congrega os arquipélagos de Cabo Verde, Madeira, Açores e Canárias, tem como propósito fortalecer a cooperação e desenvolver uma agenda comum em sectores estratégicos de interesse para a região.

A mesma fonte informa que a delegação cabo-verdiana será chefiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, José Filomeno Monteiro, em representação do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

O evento contará ainda com a participação do presidente do Governo Regional das Canárias, Fernando Clavijo, do presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, do vice-presidente dos Açores, Artur Manuel Leal, bem como do secretário-geral para a União Europeia no Ministério dos Assuntos Exteriores de Espanha, David Navarro García, em representação do governo espanhol.

“A Cimeira da Macaronésia é uma plataforma essencial para a cooperação inter-regional, permitindo a partilha de estratégias que promovam o desenvolvimento sustentável e a resiliência económica nos quatro arquipélagos”, assinala o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Entre as áreas prioritárias de colaboração, sublinha, destacam-se o turismo sustentável, inovação tecnológica, transição energética, transportes e a promoção de uma economia circular, sendo que no final do evento será adoptada uma declaração final dos governos da Macaronésia.

No âmbito desta cimeira, o chefe da diplomacia cabo-verdiana manterá ainda vários encontros bilaterais com os líderes dos arquipélagos da Macaronésia para diálogos de estreitamento de relações.

A última cimeira foi realizada nos Açores, em 2018, sendo a primeira organizada em 2010, em São Vicente, Cabo Verde.

A Macaronésia é um espaço de concertação política e de cooperação para o desenvolvimento que compreende os arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, onde, além da questão dos laços históricos e de afectividade, das afinidades geográficas, da identidade cultural e política, existe também uma questão de estratégia económica.

ET/CP

Inforpress/Fim 

Partilhar