Cidade da Praia, 06 Nov (Inforpress) – Quarenta e quatro jovens foram contemplados com a iniciativa GoGlobal em Cabo Verde e na diáspora, em nove edições diferentes, uma iniciativa que tem por missão internacionalizar os ‘startups’ cabo-verdianos e proporcionar o acesso a eventos internacionais de tecnologia.
De acordo com um comunicado da Pró-Empresa, os preparativos para a última edição do programa já estão a ser finalizados, tendo recebido mais de 50 candidaturas desde do mês de Fevereiro.
Os jovens foram contemplados, no país e na diáspora, em nove edições diferentes dos países como Brasil e Marrocos, com duas edições cada, e França, Holanda, Nigéria, Macau e Portugal.
Cabo Verde participa pela quarta vez consecutiva na Web Summit Lisboa, que se inicia na próxima semana, de 11 a 14, com uma delegação formada por 30 jovens de 15 ‘startups’, outras cinco que se juntam aos habituais dez que o país leva todos os anos.
À semelhança dos anos anteriores, informou a Pró-Empresa, a edição conta com uma ‘startup’ na categoria alfa, a plataforma de vendas de bilhetes online “SoldOut”, que permite aos representantes desta inovação digital ter uma showcase, ou seja, um momento para apresentar a sua solução tecnológica num dos palcos da Web Summit.
Segundo avançou, para a Web Summit Lisboa, o GoGlobal recebeu 13 candidaturas de ‘startups’ tecnológicas das ilhas de Santiago, São Vicente e Maio, que foram avaliadas por representantes da Cabo Verde Digital, do Tech Park e da Pró-Empresa, com base em critérios como alinhamento estratégico, inovação, potencial de escala e preparo para investimento.
Como parte da agenda especializada, referiu, Cabo Verde leva a Lisboa um "side event" que pretende criar um espaço de interação e diálogo sobre as oportunidades emergentes no sector digital que irá reunir actores chave do setor público, privado e da diáspora, com o objectivo de fortalecer laços, promover a inovação e o investimento no ecossistema digital cabo-verdiano.
Com o tema “Cabo Verde, Nação Digital”, este evento terá lugar no dia 12 de Novembro, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, a partir das 18:00.
O GoGlobal é um programa do Governo, operacionalizado pela Pró-Empresa, através da Cabo Verde Digital, em parceria com diversas entidades do ecossistema tecnológico nacional e parceiros estratégicos.
Alimenta a missão de impulsionar a exposição de projectos e ‘startups’ tecnológicas nacionais no mercado global, oferecendo aos jovens inovadores cabo-verdianos a oportunidade única de networking e interação com líderes empresariais, investidores e empreendedores a nível mundial, abrindo assim portas a possíveis parcerias.
LT/CP
Inforpress/Fim
Partilhar