São Miguel: Presidente da AM destaca comprometimento e motivação das lideranças das instituições públicas (c/áudio)

Inicio | Política
São Miguel: Presidente da AM destaca comprometimento e motivação das lideranças das instituições públicas (c/áudio)
06/03/25 - 09:06 pm

Calheta, São Miguel, 06 Mar (Inforpress) – O presidente da Assembleia Municipal (AM) de São Miguel terminou hoje uma visita de três dias a várias instituições públicas sedeadas no concelho, e disse que constatou que há lideranças motivadas e comprometidas com desenvolvimento desse município santiaguense.

Salvador Silveira falava à Inforpress, no final da visita aos serviços desconcentrados do Estado e às empresas públicas do concelho, que, lembrou, teve como objectivo reforçar diálogo institucional e apresentar a nova mesa da AM, eleita no sufrágio de 01 de Dezembro de 2024, que tem ainda como membros Maria Dulcelina e Amália Vieira, vice-presidente e secretária da AM de São Miguel, respectivamente.

As visitas abrangeram câmara municipal, Delegacia de Saúde, Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE), Paróquia de São Miguel, Lojas da Empresa de Distribuição de Electricidade de Cabo Verde (EDEC) e da Águas de Santiago (AdS), Conservatória dos Registos e Notariado, Esquadra da Polícia Nacional e Loja do Correios de Cabo Verde.

“Fazemos um balanço altamente positivo. Encontramos as pessoas que lideram estas instituições motivadas e comprometidas com o desenvolvimento do município de São Miguel nas áreas que trabalham. Não obstante os desafios, constatamos que os serviços estão a funcionar de uma forma geral muito bem”, afirmou o eleito municipal.

Segundo ele, de entre as instituições visitadas, a Delegacia de Saúde é a que tem maiores desafios, nomeadamente falta de psicólogo, de assistente social, de profissionais para os serviços de estomatologia e análises clínicas.

De entre vários desafios, apontou ainda a falta de iluminação pública, sobretudo das zonas rurais, meios de mobilidade para Polícia Nacional, que tem contribuído para a diminuição da criminalidade, e distribuição e gestão de água por parte da AdS.

Por outro lado, destacou a implementação do programa cadastro predial no município, por parte da Delegação dos Registos, Notariado e Identificação, que prevê registar 13 mil prédios.

Relativamente ao encontro com o chefe do executivo camarário, Herménio Fernandes, avançou que ficou o compromisso da criação de uma galeria dos antigos presidentes de câmara, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e sede própria para a AM.

Na ocasião, o presidente deste órgão deliberativo que reiterou o compromisso de aproximar AM da população, adiantou que em Abril vão dar continuidade a esta iniciativa, desta feita a instituições privadas.

FM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar