Porto Novo, 05 Nov (Inforpress) – Os camponeses no Planalto Norte, no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, perderam já a esperança de poder obter alguma produção devido às pragas e ao mau tempo que assolou, recentemente, esse planalto.
Marxiano Guilherme, porta-voz dos agricultores, disse que a produção do milho vai ser praticamente nula devido à acção da lagarta-do-cartucho do milho, lamentando também que ventos fortes que assolaram recentemente o Planalto Norte tenham destruído a cultura de batata comum nessa zona.
“A lagarta-do-cartucho do milho está a destruir tudo e para complicar a situação houve recentemente um mau tempo no Planalto Norte que destruiu as culturas de batata comum”, avançou a mesma fonte, que destacou, porém, a existência de pasto que está a dar um novo alento à actividade pecuária nessa zona.
Também em outras localidades do município do Porto Novo, os agricultores têm-se queixado da acção da lagarta-do-cartucho do milho na destruição da cultura do milho.
A zona Sul do Porto Novo, Ribeira das Patas, Alto Mira e Ribeira dos Bodes são outras zonas onde, segundo os agricultores, esta praga tem sido motivo de muita preocupação.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar