Cidade da Praia, 04 Mar (Inforpress) – O Governo concedeu um aval do Estado à Imobiliária, Fundiária e Habitat, S.A (IFH, S.A.), para garantia de três empréstimos bancários com vista a construção de 162 habitações sociais nas ilhas do Sal, Boa Vista e Santiago.
A informação consta da resolução do Conselho de Ministros publicada no Boletim Oficial de segunda-feira, 03 de Março.
O aval do Estado à Imobiliária, Fundiária e Habitat (IFH, S.A), segundo o Governo, visa garantir três empréstimos bancários, a serem contratados junto da Caixa Económica no valor global de 533.653.763 escudos.
Este valor destina-se à construção de 50 habitações sociais na ilha da Boa Vista, 100 na ilha do Sal e 12 em Santiago.
Além destes, lembrou que no momento estão também em curso, através da IFH, S.A., a construção de centenas de habitações sociais nas ilhas de Santiago, São Nicolau, São Vicente, Boa Vista e Sal, que serão disponibilizadas de acordo com critérios a serem definidos.
Para o Governo, a habitação condigna faz parte de um conjunto de direitos fundamentais da Constituição da República de Cabo Verde pela importância económica e social que tem na vida de todos os cidadãos.
“Neste sentido, o programa do Governo para a legislatura de 2021-2026 define a habitação com dignidade como uma das suas prioridades, estando este objectivo reflectido na Política Nacional de Habitação (PLANAH) 2021/2030”, sublinhou, lembrando que o intuito é combater o défice habitacional que se regista no país em termos quantitativos e qualitativos.
ET/CP
Inforpress/Fim
Partilhar