Santo Antão: UNI-CV quer trabalhar com as câmaras municipais no fomento do desenvolvimento da ilha em áreas específicas

Inicio | Cooperação
Santo Antão: UNI-CV quer trabalhar com as câmaras municipais no fomento do desenvolvimento da ilha em áreas específicas
28/02/25 - 06:53 pm

Porto Novo, 28 Fev (Inforpress) - A Universidade de Cabo Verde está disponível para trabalhar com as câmaras municipais da ilha de Santo Antão no fomento do desenvolvimento regional em áreas específicas, como a agricultura.

Esta garantia foi dada hoje pelo pró-reitor para Avaliação, Comunicação e Eficiência da UNI-CV, João Almeida Medina, no final de uma visita de dois dias a Santo Antão, durante a qual se encontrou com os presidentes das câmaras e com as direcções das escolas secundárias.

O pró-reitor disse à imprensa que a visita permitiu à universidade pública mostrar às autarquias e as escolas secundárias a sua "ampla oferta formativa" e colocar-se à disposição de Santo Antão para fomentar o desenvolvimento da ilha em áreas específicas.

Este professor universitário disse, por exemplo, que a UNI-CV tem disponível um doutoramento em agricultura inteligente para o qual pretende mobilizar os quadros de Santo Antão.

Esta universidade deseja igualmente colocar à disposição dos educadores infância de Santo Antão o curso neste domínio.

"Fomos dizer às escolas e às câmaras municipais que estamos disponíveis para termos relações mais estreitas e sobretudo colocar a UNI-CV ao serviço de Santo Antão", referiu este responsável, realçando a abertura das autarquias em relação a esta matéria.

A UNI-CV e os municípios de Santo Antão desejam, para isso, estabelecer protocolos que permitam a concretização de acções práticas em diferentes áreas, como o turismo, a cultura, a inovação tecnológica, entre outras, explicou ainda João Almeida Medina.

A visita, segundo a mesma fonte, reflete o compromisso da universidade pública em promover uma educação acessível e de qualidade, garantindo que os estudantes de todas as regiões do país tenham conhecimento das oportunidades académicas disponíveis. 

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar