Porto Novo, 27 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo mostrou, quarta-feira, “total abertura” na criação de "parcerias que se traduzem em mais-valias para o turismo" neste município e na ilha de Santo Antão.
Através de uma nota divulgada a propósito de um recente encontro com Enapor – Portos de Cabo Verde e com uma equipa do Global Ports Holding, a Câmara Municipal do Porto Novo manifestou a sua disponibilidade em criar parcerias com vista ao incremento do turismo nos diferentes segmentos.
O encontro com a Enapor e com a delegação do Global Ports Holding, em que a edilidade porto-novense esteve representada pelo vereador do turismo e por um técnico do sector, visou discutir o destino no domínio de cruzeiros nas ilhas de São Vicente e Santo Antão.
A Global Ports Holding, considerada a maior operadora de portos de cruzeiros do mundo, com presença consolidada nas regiões do Caribe, Mediterrâneo e Ásia-Pacífico, está a apoiar a Enapor no desenvolvimento, na gestão e no sucesso operacional do terminal de cruzeiros do Mindelo.
O Governo prevê que, pelo menos 20 por cento (%) dos cruzeiros que aportam o terminal de São Vicente terão também como destino a ilha de Santo Antão, cujo porto vai ser alvo de obras de ampliação para receber navios de grande porte.
A Enapor perspectiva o arranque da expansão do porto do Porto Novo para finais deste ano, devendo as obras durarem entre três a quatro anos.
Segundo esta empresa, a expansão do porto do Porto Novo faz parte de um pacote de “grandes investimentos” previstos no quadro da iniciativa Global Gateway da União Europeia, que devem ser executados entre três a quatro anos, perspectivando o seu arranque das obras para finais de 2025.
JM/CP
Inforpress/Fim
Partilhar