Santa Catarina: Escola de Ribeira da Barca quer “continuar a ser referência” do ensino a nível nacional (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Santa Catarina: Escola de Ribeira da Barca quer “continuar a ser referência” do ensino a nível nacional (c/áudio)
05/11/24 - 11:12 am

Assomada, 05 Nov (Inforpress) – O director do Agrupamento Escolar de Ribeira da Barca, em Santa Catarina, afirmou hoje que a escola, considerada em 2013 uma das melhores a nível nacional, quer continuar a ser uma referência do ensino em Cabo Verde.

“(…) A nossa missão é continuar a ser uma referência do ensino a nível nacional. Por isso, tentamos trabalhar sempre nesse sentido, apostando fundamentalmente nas questões pedagógicas, melhorando a qualidade do processo ensino-aprendizagem, e nas infra-estruturas”, declarou à Inforpress Osvaldino da Moura, que dirige esta escola há mais de 20 anos.

O professor lembrou que o estabelecimento de ensino, no interior de Santiago, na altura foi considerado um dos melhores, a nível nacional, pelas suas boas práticas exercidas, que se traduzem numa boa gestão escolar, pedagógica e administrativa e/ou financeira.

“Como sabemos, a gestão tem esta vertente também funcional e dos espaços, e que nenhum aluno consegue aprender num espaço conflituoso. Sabendo que primamos pela qualidade da aprendizagem, então temos que fazer investimentos nessa vertente funcional e dos espaços”, disse, acrescentando que as infra-estruturas, continuam a merecer uma atenção especial.

Apesar de este título lhes ter sido atribuído em 2013, há cerca de 11 anos, Osvaldino da Moura assegurou que continuam com a mesma dinâmica, apesar das dificuldades, sobretudo financeiras.

“Temos algumas outras dificuldades do que antes, mas a nossa dinâmica é continuar a elevar a nossa escola ao padrão a nível nacional”, insistiu o responsável.

“Nós não podemos ter sucesso pedagógico se tivermos dificuldades nas vertentes funcional e dos espaços e vertente administrativa e financeira. Na vertente pedagógica temos feito a nossa parte, porque depende muito de nós trabalhar a formação dos professores para capacitá-los no sentido de contribuírem ainda mais pela melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem”, defendeu.

No entanto, admitiu nos últimos anos, a escola, que tem uma taxa de aproveitamento acima dos 95 por cento (%), tem enfrentado dificuldades em termos financeiros.

Entretanto, assegurou que mesmo assim têm tentado mobilizar recursos junto dos parceiros para poderem implementar os seus projectos e continuar com a mesma dinâmica de melhorar a escola que dirige e a qualidade do processo de ensino aprendizagem.

Segundo o responsável, para se ter o sucesso pedagógico é fundamental trabalhar a vertente pedagógica, administrativa e financeira e funcional e dos espaços, tendo, no entanto, admitido que sem a vertente financeira “tudo fica mais complicado e difícil”.

Osvaldino da Moura informou que a escola, em parceria com associações e empresas nacionais e internacionais, tem apostado na recuperação do espaço, implementação da horta escolar, acervos bibliográficos para a biblioteca e equipamentos para a sala de informática, que conta com mais de 25 computadores.

O Agrupamento Escolar Nº V de Ribeira da Barca conta com 399 alunos do 1º ao 8º ano de escolaridade, orientados por 28 professores.

FM/CP

Inforpress/Fim

Partilhar