NOSi quer atingir taxa de sucesso de empregabilidade superior a 90% com 16ª edição estágio profissional

Inicio | Economia
NOSi quer atingir taxa de sucesso de empregabilidade superior a 90% com 16ª edição estágio profissional
25/02/25 - 06:30 pm

Cidade da Praia, 25 Fev (Inforpress) – O administrador executivo do NOSi, Lumumba Barbosa, manifestou hoje a intenção da empresa atingir a taxa de sucesso a nível de empregabilidade superior a 90%, com a realização da 16ª edição do estágio profissional do NOSi Academy.

Lumumba Barbosa fez estas declarações à imprensa, à margem da cerimónia de abertura da 16ª edição do estágio profissional da NOSiAkademia, realizada esta tarde, na Cidade da Praia e que conta com a participação de 33 jovens recém-formados.

Nesta edição, informou, o programa traz um conteúdo inovador no que se refere à aposta em tecnologias emergentes, com a adopção da inteligência artificial, adiantando que a formação irá decorrer durante seis meses.

“Os estagiários vão estar aqui durante seis meses e no primeiro mês vão estar numa formação intensa, onde vamos introduzir inteligência artificial, que é aqui um dos temas importantes. Aqui podemos dizer novidade para esta edição, preparar os jovens recém-formados, para o mercado de trabalho”, indicou.

O administrador executivo avançou que até a presente data a taxa de sucesso de empregabilidade atinge os 80% e espera que com esta edição, a taxa seja superior da 90%, por forma a atingir os objectivos dos parceiros.

“Vamos ter cerca de 10 a 15 parceiros e vão estar na NOSi, vamos distribuí-los de acordo com aquilo que for a área de formação de cada um, mas também nas instituições públicas e privadas, empresas privadas nacionais e estrangeiras. A expectativa é que os estagiários saem daqui preparados, porque eles vão ser integrados nas empresas como se fossem colaboradores”, afirmou.

Realçou, por outro lado, que nas edições anteriores não foram identificados constrangimentos que comprometessem o sucesso do programa, reconhecendo, no entanto, que ainda existem alguns desafios.

“Nós não temos identificado muitos problemas, temos tido grandes sucessos, temos estagiários que neste momento já passaram por aqui e ainda precisam de alguma alocação, mas é uma taxa muito baixa e estamos a trabalhar para melhorar cada edição e que possam sair mais preparados”, salientou, congratulando-se com o facto de alguns estagiários conseguirem criar suas próprias empresas após o período de estágio profissional.

No final do evento foram assinados protocolos de parceria entre a NOSi e 10 entidades públicas e privadas, por forma a melhorar a capacidade de resposta do NOSiAcademy em termos de capacitação e inserção destes jovens no mercado de trabalho.

Com mais de 25 anos de experiência na área da governação digital, e com actuação no mercado nacional e internacional, o NOSi já desenvolveu soluções inovadoras para a transformação digital, tanto para o sector público, como para o privado, suportado por técnicos altamente qualificados e por plataformas tecnológicas modernas, web-oriented e adaptável às necessidades dos clientes.

CM/JMV

Inforpress/fim

Partilhar