Cidade da Praia, 21 Fev (Inforpress) - O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, manifestou-se hoje empenhado em melhorar e reforçar a capacidade da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) para fazer face à demanda do mercado.
Eurico Monteiro falava à imprensa, na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, onde concluiu o ciclo de visitas que vinha efectuando às instituições que compõem o ecossistema da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial.
“Esta é a nossa intenção, este é o nosso propósito, e vamos fazer tudo aquilo que se mostrar possível para poder reforçar a capacidade desta escola de intervenção no mercado, que tem feito um óptimo trabalho, mas sempre é possível melhorar e estamos empenhados em fazer essa melhoria”, reiterou.
Enaltecendo o “importante papel” da escola na qualificação do turismo no país, o governante reforçou que hoje a prestação de serviços nesta área de turismo mudou de paradigma e qualidade, aludindo ao mesmo tempo sobre o volume de formação que já ultrapassa dez mil formandos.
“Só no ano passado cerca de 2.126 formandos, com formação inicial perto de mil formandos, e mais de mil de formação continuada. O que significa que tem uma robustez muito importante na qualificação da mão de obra para o sector da hotelaria e turismo (…)”, sublinhou a mesma fonte, admitindo, entretanto, a falta de algumas acções de formação, condições técnicas e financeiras para ganhar mais robustez.
Segundo o governante, ganhar mais robustez significa a dotação de meios humanos, meios materiais e financeiros para poder responder também à necessidade de certas acções de formação profissional e, “eventualmente”, algumas medidas de carácter mais normativo.
“Ter outras condições para se poder avançar nesta matéria.
“Portanto, são questões que agora temos que muito rapidamente refletir e começar a introduzir as medidas necessárias para o processo de melhoria progressiva da escola. Ninguém duvida que Cabo Verde, que a Escola de Hotelaria, têm feito um bom trabalho na capacitação de profissionais para esse sector”, enfatizou o governante.
SC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar