Eurico Monteiro defende parceria com a Câmara de Comércio de Sotavento para impulsionar a economia de Cabo Verde

Inicio | Cooperação
Eurico Monteiro defende parceria com a Câmara de Comércio de Sotavento para impulsionar a economia de Cabo Verde
18/02/25 - 09:23 pm

Cidade da Praia, 18 Fev (Inforpress) – O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, reafirmou hoje, na Praia, o compromisso do Governo em promover um ambiente de negócios favorável para o desenvolvimento da economia do país.

Em declarações à imprensa, no âmbito de uma visita à Câmara de Comércio de Sotavento (CCS), Eurico Monteiro afirmou que a visita teve como objetivo conhecer de perto os desafios enfrentados pelos empresários da região de Santiago, identificar constrangimentos e estabelecer uma parceria estratégica entre os sectores público e privado.

O ministro destacou a importância de criar um ambiente de negócios eficiente, com um único limite que seja a sustentabilidade financeira, social e ambiental.

No entanto, Eurico Monteiro frisou que é fundamental eliminar as barreiras burocráticas e morosas, melhorar a capacidade de resposta da administração pública e acelerar os processos através da digitalização.

Durante o encontro, o ministro também discutiu a relevância da inovação tecnológica para modernizar a administração pública, especialmente no que diz respeito aos processos de importações, licenciamento comercial, industrial e turístico. 

O ministro confirmou que as plataformas digitais, já implementadas nas alfândegas, serão ampliadas para outras áreas, garantindo maior transparência, eficiência e rapidez nos serviços.

“Já se fez isso nas alfândegas, já se fez isso numa boa parte da administração pública, e nós queremos fazer isso quase em todo o processo, também, de importação, de licenciamento comercial, industrial e turístico. Portanto, estamos a criar plataformas digitais que sejam capazes de responder com a máxima rapidez”, disse o ministro.

Outro ponto abordado pelo ministro foi a necessidade de aumentar a visibilidade do ecossistema de fomento empresarial, essencialmente para que os jovens empresários possam usufruir das oportunidades de financiamento, assessoria e formação disponíveis. A criação de condições para que os incentivos fiscais cheguem de forma eficaz aos novos empreendedores também foi destacada como uma prioridade de curto prazo.

“Mas é preciso que isto seja visível, seja compreensível, para poder ser utilizado e explorado. Portanto, também a medida de curto prazo que temos é tornar visível e absolutamente funcional o nosso ecossistema”, concluiu o ministro.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Comércio de Sotavento, Marcos Rodrigues, expressou optimismo em relação à criação do novo Ministério da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, destacando a importância deste passo para o desenvolvimento económico de Cabo Verde.

Para o dirigente, a criação do ministério responde a uma antiga reivindicação dos empresários, que pediam uma instituição mais próxima dos seus interesses e capaz de acelerar processos essenciais para o crescimento empresarial.

O presidente da Câmara de Comércio manifestou esperança de que este seja apenas o início de uma série de medidas concretas para facilitar a vida dos empresários e promover o crescimento sustentável da economia de Cabo Verde.

"O ministro está muito empenhado em criar canais de comunicação mais eficazes e em melhorar a interação com as instituições, como a Câmara de Comércio, para facilitar os processos necessários para o desenvolvimento de Cabo Verde", concluiu o presidente da Câmara de Comércio de Sotavento.

JBR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar