Cidade da Praia, 16 Fev (Inforpress) – O Museu da Educação (MEDUCA) recebe doações da Associação Mais Lusofonia de Portugal para apoiar crianças e estudantes em situação de vulnerabilidade social na cidade da Praia e em outras regiões do país.
A parceria entre o Museu da Educação de Cabo Verde e a Associação Mais Lusofonia, de Portugal, tem contribuído de forma significativa para a melhoria das condições de ensino e bem-estar das crianças em Cabo Verde.
Recentemente, a associação Mais Lusofonia enviou um novo lote de doações, incluindo materiais escolares, vestuário e brinquedos, para apoiar estudantes da cidade da Praia e de outras regiões do país.
Em declarações à Inforpress, Clara Marques, diretora do Museu da Educação, explicou que a colaboração com a Mais Lusofonia surgiu quando a presidente da Associação veio a Cabo Verde para assinar um protocolo com a Câmara Municipal da Praia.
"A associação portuguesa tem sido uma grande parceira. Além das doações regulares, também têm realizado várias acções de apoio social, incluindo a distribuição de vestuário e calçados para as crianças em situação de vulnerabilidade", disse Clara Marques.
A doação recente inclui roupas, calçados e materiais escolares, que foram destinados, não apenas ao Museu da Educação, mas também à ilha Brava.
"A nossa missão é apoiar as crianças e jovens em risco, proporcionando-lhes as condições necessárias para que possam continuar os seus estudos com dignidade", afirmou a responsável.
Segundo a mesma fonte, as doações vão ser entregues a uma associação de cariz social, a Associação Para o Desenvolvimento de Marrocos (ADM), que vai distribuir os itens da doação à Escola de Batuku e Dança Tradicional, Raiz de Tambarina, em Achada Grande Trás.
Clara Marques destacou a importância da parceria com a Associação Mais Lusofonia, que tem sido uma aliada importante no trabalho do museu.
"A Sofia Lourenço e a sua equipa têm feito um trabalho incansável para apoiar Cabo Verde, e a nossa parceria tem sido essencial. Além das doações materiais, a associação também tem contribuído com a organização de eventos beneficentes em Portugal, que ajudam a angariar fundos para projectos em Cabo Verde", disse.
Por seu turno, o coordenador da Escola Batuku e Dança Tradicional, Raiz de Tambarina, em Achada Grande Trás, José Carlos, expressou gratidão e satisfação ao ser escolhido para receber a doação feita pelo Museu da Educação de Cabo Verde em parceria com a Associação Mais Lusofonia de Portugal.
“Este é um acto amigo, que demonstra um grande espírito de partilha e apoio mútuo. Esperamos que outras associações sigam esse exemplo e enviem mais donativos, pois a nossa terra e, principalmente, as nossas crianças, merecem esse apoio", afirmou o coordenador.
Em relação ao impacto da doação no contexto de desenvolvimento das relações culturais entre Marrocos e o Museu da Educação, José Carlos destacou que "essa doação é muito mais do que um simples gesto físico".
“Para nós, é um símbolo de solidariedade e partilha que ensina as crianças sobre o valor de receber, reutilizar e dividir o que temos. Isso cria nelas um espírito de união e de cuidado com o próximo”, concluiu
JBR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar