Porto Novo,16 Fev (Inforpress) – O Ministério do Mar já assegurou o financiamento de cédula de pescador profissional para um grupo de jovens que está a receber uma formação em iniciação à pesca no município do Porto Novo, informou hoje a associação de classe.
A formação, que se iniciou a 05 de Fevereiro, com participação de 26 jovens, decorre na normalidade e já há financiamento do Ministério do Mar para que todos os formandos obtenham a cédula de pescador profissional, adiantou a associação de pescadores do Porto Novo, através de uma nota.
A Associação dos Pescadores do Porto Novo destacou a importância do curso de iniciação à pesca para estes jovens para a renovação geracional de que esta actividade necessita, neste concelho.
Esta associação enalteceu também a importância desta formação, dirigida pela Escola do Mar (Emar), no reforço da disponibilidade de trabalhadores para a pesca semi-industrial neste concelho.
O curso de iniciação para pescador insere-se num programa de formação de cariz nacional para a classe com o propósito de capacitar os pescadores com as técnicas básicas de navegação e segurança marítima.
Enquanto isso, esteve nos últimos dias no município do Porto Novo uma equipa de consultores do Banco Mundial, que procedeu ao levantamento de todas as infra-estruturas de pescas ligadas à produção de gelo e conservação de pescado, com foco na melhoria da eficiência energética, através das energias limpas.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar