Porto Novo, 16 Fev (Inforpress) – Um grupo de agricultores e criadores de gado de Santo Antão e São Nicolau esteve, nos últimos dias, em intercâmbio, no município do Porto Novo, no âmbito do projecto EcoRaízes, que está a ser implementado nestas duas ilhas.
Uma nota da direcção do projecto EcoRaízes explica que esta actividade teve como objectivo fomentar uma troca de experiências entre as classes, a cooperação para o desenvolvimento das comunidades localizadas nas áreas protegidas e reforçar a cidadania activa.
Durante o intercâmbio, realizou-se uma visita ao parque natural Cova/Ribeira Paúl/Torre, com destaque para o viveiro, campo experimental, banco de sementes, alojamento e espaço de transformação.
No parque natural de Tope de Coroa, houve vários momentos de aprendizagem, nomeadamente o confinamento de gado e processo de produção do queijo curado e fresco.
No Paul, visitaram o entreposto agrícola no Eito, tendo partilhado a experiência de como se faz o tratamento e comercialização dos produtos agrícolas.
Em Casa do Meio, os agricultores e criadores de gado conheceram o EcoEspaço e se inteiraram de novas técnicas de produção de plantas.
O EcoRaízes é um projecto que visa apoiar e reforçar a sociedade civil enquanto promotora do turismo sustentável nas áreas protegidas de Santo Antão e São Nicolau, como factor de geração de rendimentos para as comunidades locais.
O projecto, promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, tem o financiamento da União Europeia e da cooperação portuguesa e tem como parceiros principais as câmaras municipais das duas ilhas, associações locais e do Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar