Santo Antão: Enapor perspectiva arranque das obras de expansão do porto do Porto Novo para finais de 2025

Inicio | Economia
Santo Antão: Enapor perspectiva arranque das obras de expansão do porto do Porto Novo para finais de 2025
16/02/25 - 09:52 am

Porto Novo, 16 Fev (Inforpress) – A Enapor – Portos de Cabo Verde perspectiva o arranque da expansão do porto do Porto Novo, em Santo Antão, para finais deste ano, devendo as obras durarem entre três a quatro anos.

Através da sua página oficial no Facebook, a Enapor explica que a expansão do porto do Porto Novo faz parte de um pacote de “grandes investimentos” previstos no quadro da iniciativa Global Gateway da União Europeia, que devem ser executados entre três a quatro anos, perspectivando o seu arranque para finais de 2025.

A Enapor, em parceria com o Instituto Marítimo Portuário e o Instituto Hidrográfico de Portugal, apresentou no dia 13 de Fevereiro, no Mindelo, o mais recente levantamento dos dados topo-hidrográficos das baías do Porto Grande e do Porto Novo.

A mesma fonte explica que o resultado da recolha topo-hidrográfica, realizada por técnicos do Instituto Hidrográfico de Portugal, no âmbito do Acordo de Cooperação entre Cabo Verde e Portugal, culminará na actualização, com maior exatidão, das Cartas Náuticas dos referidos portos, garantindo assim a segurança marítima necessária para as operações portuárias.

Segundo a Enapor, o referido levantamento faz parte também dos estudos preparatórios dos projectos de expansão e modernização do Porto Grande e do Porto Novo, projectos que vão permitir o aumento da capacidade das duas estruturas portuárias.

Inaugurado em 1962, o porto do Porto Novo possui três cais com 45, 115 e 135 metros, respectivamente, devendo ser alargado em mais 150 metros para poder receber navios de maior porte, designadamente cruzeiros, até 200 metros de comprimento.

Este porto, construído em 1962, foi remodelado em 2013, obras que permitiram a expansão do seu berço de atracação, bem como do seu terrapleno, bem como a construção de um edifício para a gare marítima moderna, equipada com escadas rolantes.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar