Ribeira Grande, 15 Fev (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, inaugurou hoje o posto de combustível para pesca, que vai servir a comunidade piscatória da Ponta do Sol graças a uma parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Grande.
Com a inauguração do posto de combustível para pesca, nas imediações do cais de boca de pistola, na Ponta do Sol, os pescadores veem resolvido uma reivindicação de vários anos visto que tinham de fazer um percurso de oito quilómetros, ida e volta à Povoação, para poderem comprar combustível para as suas embarcações.
O ministro do Mar, Jorge Santos, destacou, durante o seu discurso, a vocação marítima e histórica da cidade da Ponta do Sol sublinhando que o posto de combustível vai facilitar a vida dos pescadores.
Jorge Santos lembrou que o Governo, através do Ministério do Mar tem vindo a implementar postos de combustíveis para pesca em todo o país, nomeadamente, em Porto Novo e em São Nicolau.
O governante abordou ainda a reivindicação em relação ao pagamento da taxa de manutenção de estradas no momento da compra de combustível e disse que o seu ministério está a trabalhar na implementação do cartão do pescador e do armador para servir de identificação e resolver a questão do pagamento das taxas.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Armindo Luz, sublinhou que o posto de combustível significa “um grande ganho, um sonho realizado” graças a diversas parcerias, referindo-se a um “grande dia” para a Ponta do Sol e outras comunidades piscatórias.
“A partir de hoje os pescadores que vierem de Cruzinha, Figueiras, Ribeira Alta ou mesmo uma embarcação semi-industrial que chega do Porto Novo, também, poderá abastecer neste posto de combustível, inaugurado graças a câmara municipal e parceria público-privada estabelecida entre o Ministério do Mar e a Vivo Energy para a instalação do posto de combustível destinado exclusivamente à pesca e que vai servir várias comunidades além da Ponta do Sol”, disse.
Segundo o autarca, com a inauguração do posto de combustível está-se a criar mais condições e mais alternativas para facilitar a vida do pescador, por isso, aproveitou para anunciar o arranque de várias formações dirigidas aos pescadores, a recuperação do mercado de peixe e investimentos em máquinas de gelo.
O presidente da Associação dos Pescadores na Ponta do Sol, José Sousa, disse em nome dos colegas que o posto de combustível, que vai ser gerido por um agente privado, “vai a responder uma reivindicação antiga” e trazer benefícios na diminuição dos custos bem como na segurança do transporte de combustível.
EL/CP
Inforpress/Fim
Partilhar