Cidade da Praia, 14 Fev (Inforpress) - O director da Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Universitário de Santa Maria (Portugal), Diogo Ayres de Campos, destacou hoje a importância da cooperação entre os países lusófonos para enfrentar desafios e fortalecer a saúde da mulher.
O obstetra português defendeu esta orientação no encerramento do primeiro Fórum Internacional da Obstetrícia e Ginecologia dos Países de Língua Portuguesa, realizado na Praia, pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia de Cabo Verde, e que reuniu especialistas da área para debater avanços e desafios na saúde da mulher nos países lusófonos.
Durante seu discurso, Diogo Ayres de Campos destacou o papel da cooperação internacional para o avanço da saúde da mulher nos países de língua portuguesa.
"Este congresso mostra que, apesar dos desafios que todos enfrentamos, também temos muitos sucessos. Compartilhar essas experiências nos motiva a levar os cuidados de saúde ainda mais longe", afirmou.
O fórum também serviu para definir as próximas edições do congresso da União das Sociedades de Obstetrícia e Ginecologia dos Países de Língua Portuguesa (USOG-PLP).
Segundo Ayres de Campos, o próximo evento será realizado em Lisboa, em dois anos, seguido de uma edição em Angola, daqui há quatro anos.
A USOG-PLP reúne representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, na promoção de um debate aprofundado sobre as diversas vertentes científicas e clínicas da Saúde da Mulher.
De acordo com a organização, este evento será uma oportunidade para fortalecer a cooperação internacional no setor da saúde e contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados às populações.
CG\SR
Inforpress Fim
Partilhar