Cidade da Praia, 31 Jan (Inforpress) - Trinta jovens receberam hoje o certificado após concluir uma formação em “Problem Solving with App Inventor" para desenvolverem soluções tecnológicas inovadoras para desafios reais, destacando o potencial transformador da tecnologia no contexto socioeconómico cabo-verdiano.
Promovida pela TechParkCV em parceria com a Massachusetts Institute of Technology (MIT), essa formação ministrada durante um mês permitiu aos 30 jovens talentos cabo-verdianos de 16 a 24 anos, estudantes e finalistas das universidades, desenvolverem soluções tecnológicas inovadoras, ostentando no final o seu potencial transformador da tecnologia.
No acto do encerramento o presidente do conselho de administração do Parque Tecnológico, Carlos Monteiro, destacou as soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas e apresentadas pelos formandos, cujos certificados, conforme sublinhou, serão reconhecidos internacionalmente, validando o “percurso de excelência” dos participantes.
“O balanço é extremamente positivo. Ficamos surpresos com a qualidade das soluções apresentadas pelos alunos. Apresentaram soluções incríveis. Esta iniciativa simboliza o compromisso de Cabo Verde com a capacitação tecnológica e a inovação, e o papel do TechParkCV como impulsionador da inovação e da economia digital no Atlântico”, enfatizou.
Segundo a mesma fonte, a TechParkCV pretende alargar o projecto para permitir a participação de jovens a nível nacional, na diáspora, e também cabo-verdianos na região.
Leandro Santos e William da Luz que apresentaram um projecto de solução de combate a fraudes e perdas de energia em Cabo Verde, inspirados com o resultado do seu potencial transformador da tecnologia, pensam já na preparação da própria startup.
“Essa formação permitiu-nos mais bagagem e ferramentas, não só para entrar no mercado do trabalho, mas também fazer algum tipo de diferença no mercado tecnológico de Cabo Verde, enquanto um pólo de desenvolvimento ecológico sustentável, mas também na África e CEDEAO”, comentou Leandro Santos.
SC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar