Maio: Dia Mundial das Reservas da Biosfera assinalado com caminhadas e mergulho
Porto Inglês, 02 Nov (Inforpress) – A Fundação Maio Biodiversidade assinala hoje o Dia Mundial das Reservas da Biosfera com actividades de mergulho e caminhadas por alguns pontos da ilha.
Na praia de Beach Rotxa, a fundação realiza actividades de mergulho com máscara e tubo, de forma a visualizar a diversidade de corais e de peixes existentes.
A fundação realiza, também, uma caminhada ao Monte Pensoso e ao Parque Natural do Norte do Maio, para explorar as dunas e a biodiversidade dos locais.
A ilha do Maio é, juntamente com a ilha do Fogo, Reserva Mundial da Biosfera desde 2020, sendo considerada uma das zonas mais áridas de Cabo Verde.
Trata-se de uma reserva principalmente marinha, com várias espécies endémicas, designadamente tartarugas e cetáceos, bem como numerosas espécies de peixes, pássaros e répteis marinhos.
Reservas da Biosfera são vastas áreas ao redor do mundo que têm como propósito promover a biodiversidade, a diversidade cultural e o desenvolvimento económico sustentável, além da pesquisa e educação em formas para os seres humanos coexistirem com a natureza.
Abrangendo todos os tipos de ecossistemas e áreas urbanas, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera inclui hoje 738 sítios em 134 países, classificados pela Unesco como Reservas da Biosfera.
RL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar