São Vicente: Recomendações da CVOW estão a ser transformadas em políticas para preservação dos oceanos – director Nacional

Inicio | Ambiente
São Vicente: Recomendações da CVOW estão a ser transformadas em políticas para preservação dos oceanos – director Nacional
31/10/24 - 06:41 pm

Mindelo, 31 Out (Inforpress) – O director Nacional de Políticas do Mar garantiu hoje, no Mindelo, que a Cabo Verde Ocean Week (CVOW), através de suas recomendações, já está a ditar políticas implementadas pelo Governo em relação à preservação dos oceanos.

Anísio Évora deu essa certeza em conferência de imprensa para divulgação do programa da VII edição da Semana dos Oceanos de Cabo Verde, que arranca no domingo, 03 de Novembro, em São Vicente.

Interpelado pelos jornalistas sobre os resultados saídos das seis edições anteriores do evento, a mesma fonte assinalou que uma das primeiras recomendações e que já se efectivou na prática é a questão do apadrinhamento de praias.

“Neste momento, temos dez praias apadrinhadas por empresas e instituições, que estão, no fundo, a cuidar da preservação e da qualidade destas”, sustentou.

Tanto assim é que neste ano acontece a primeira edição da Gala Padrinhos do Mar, que é uma oportunidade para apresentação dos trabalhos sociais e ambientais realizados por empresas e instituições, públicas e privadas, na preservação de praias apadrinhadas.

Mediante avaliação da comissão de acompanhamento será atribuído um selo azul aos melhores.

Sem enumerar mais, o director Nacional de Políticas do Mar acrescentou que ainda existem mais políticas que estão a ser implementadas pelo Governo, no que toca à sustentabilidade do Mar.

Quanto a novidades, Anísio Évora destacou a reincorporação, no programa da CVOW, da Feira das Actividades ligadas ao Mar – Expomar, marcado para 07 a 09 de Novembro.

Sob o mote “CVOW 2024 - A Voz do Oceano”, a VII edição da CVOW escolhe a comunidade piscatória de Salamansa para o arranque com o festival gastronómico `Blue Food´, para degustações de produtos do mar e especialidades da comunidade, por forma a imprimir uma “melhor dinâmica” na valorização dos produtos locais.

Estão programadas diversas outras actividades, entre estas workshops, painéis de discussão e os `Blue talks´ nos quais serão abordados “temas pertinentes”, com participação de especialistas, investigadores, nacionais e internacionais, empresários e jovens alunos.

`Podcasts´, cinemar e `bluau´ são outros dos pontos de agenda que compõem a Semana dos Oceanos de Cabo Verde, que se prolonga até dia 09 de Novembro.

A sétima edição vai ter uma extensão à ilha de Boa Vista, que acontece uma semana após o encerramento em São Vicente, com `Blue talks´ e ainda uma feira de profissões ligadas ao mar (Feira Azul).

Questionado sobre o orçamento, Anísio Évora, que se escusou a avançar o montante por "não ser o momento", admitiu que existem vários parceiros nacionais e estrangeiros que estão a apoiar o evento.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar