Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) - O Governo já deu entrada no Conselho de Ministros para a tramitação legal e posterior aprovação, o projecto que cria a Ordem dos Médicos Dentistas de Cabo Verde, anunciou hoje a ministra de Saúde Filomena Gonçalves.
O anúncio foi feito no discurso de abertura do primeiro Fórum de Saúde Oral, organizado pela Associação Cabo-verdiana de Médicos Dentistas (ACMD), que reúne na Cidade da Praia especialistas para discutir os desafios e o panorama de saúde oral no país.
“Apos a sua aprovação no Parlamento, teremos o nascimento da Ordem dos Médicos Dentistas de Cabo Verde (…) que é uma necessidade urgente e uma decisão estratégica do Governo”, acrescentou.
Esta decisão, segundo a governante, trará “benefícios inestimáveis” para os profissionais do sistema de saúde e para o povo cabo-verdianos.
“Esta Ordem tem uma importância crucial, por o contexto cabo-verdiano reconhecer essas organizações como pilares fundamentais para a regulação e estruturação de várias profissões “, notou.
Neste sentido, avançou que é com esta visão que o Governo propôs o projecto de diploma para a criação da Ordem dos Médicos Dentistas, “com o firme objectivo de fortalecer a profissão e respeitar os padrões da medicina dentária".
“Não é apenas um compromisso com a classe, é também um compromisso com a saúde pública e com o bem-estar da nossa população”, frisou Filomena Gonçalves, apontando que essa Ordem será uma plataforma de suporte para o desenvolvimento profissional e participação em organismos internacionais.
A ministra apelou a todos os parceiros a unir esforços para a criação dessa Ordem por representar não só um avanço profissional, mas também um compromisso colectivo para a melhoria do sistema de saúde.
“O Governo assume o compromisso para a concretização deste projecto. Estamos a trabalhar para que a Ordem dos Médicos Dentistas de Cabo Verde seja, em breve, uma realidade”, rematou.
OM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar