Tarrafal: Presidente da câmara compromete-se a trabalhar para construir um município cada vez mais sustentável

Inicio | Política
Tarrafal: Presidente da câmara compromete-se a trabalhar para construir um município cada vez mais sustentável
11/01/25 - 10:02 pm

Tarrafal, 11 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, comprometeu-se hoje a trabalhar e unir esforços juntamente com o Governo e outras forças vivas para construir um município cada vez mais desenvolvido e mais sustentável.

No seu discurso no acto da sessão solene em comemoração do Dia do Município do Tarrafal e das Festividades de Nhu Santo Amaro Abade, o autarca prometeu continuar aquilo que tem sido o desempenho da actual equipa camarária.

“Prometemos continuar com uma equipa comprometida com o desenvolvimento do Tarrafal e, sobretudo, uma câmara que vai mobilizar todas as parcerias necessárias, desde a sociedade civil, Governo, diáspora, emigrantes, para continuar a empreitada da construção do município com presente e tem futuro”, disse José dos Reis. 

Segundo o autarca, as festividades de Santo Amaro Abade ano após ano tem vindo a ganhar uma dimensão em termos religiosos, mas também em termos de promoção de actividade social, cultural e desportivo e que este ano acontece sob desígnio de alguma inovação, destacando a realização, pela primeira vez, da noite branca, baile popular, e um festival com um cartaz inter-geracional, para proporcionar momentos diferentes à altura das expectativas dos munícipes. 

Devido a esta “grandiosidade” desta festa, José dos Reis informou que a pretensão da autarquia é elevar essa festividade de Santo Amaro Abade à categoria de Património Imaterial Nacional para dar a dimensão e a grandeza que ela merece e tem destacado ao reunir fiéis de diversas paragens do país e da diáspora.

Da parte das bancadas municipais, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde - PAICV (partido que gere a câmara) e do Movimento para a Democracia (MpD), reconheceram que Tarrafal tem crescido nos diversos níveis, embora cada um apresenta as suas justificativas e reivindicações.

O líder da bancada do PAICV, Yuri Pereira, começou por elencar um conjunto de referências que fazem do Tarrafal um município de “grande valor e com diversas potencialidades”, realçando que o momento é de reflexão e de união para que todos possam trabalhar a prol do bem e do desenvolvimento do concelho.

Este deputado afirmou que “o município, nos últimos quatro anos está a viver uma verdadeira democracia” e acredita que Tarrafal só tem a ganhar, realçando que a bancada apoiará sempre a mudança e o desenvolvimento, assumindo que tudo vão fazer que todos possam continuar a sentir orgulho em serem filhos do Tarrafal onde quer que estejam.

Por seu turno, em representação à bancada do MpD, José Soares reconheceu os ganhos do Tarrafal, entretanto, pediu a todos os eleitos para cumprirem com o juramento feito no dia da tomada de posse, reforçando a equipa camarária para cumprir e honrar as suas competências, apelando a uma maior e melhor atenção à área social.

Igualmente, fez um apelo à participação cívica dos munícipes tarrafalenses e um constante exercício de cidadania de acordo com o teor do artigo 27º do regimento da Assembleia Municipal.

O deputado do MpD demonstrou a disponibilidade da bancada para apoiar as decisões da assembleia e da câmara municipais, desde que beneficiem Tarrafal, os tarrafalenses e os que procuram o concelho como lugar para viver, investir e fazer turismo, prometendo “fiscalizar e defender uma gestão justa e transparente, sem populismo, sem demagogia, sem discriminação e com foco nas pessoas”.

A sessão solene, no largo do Mercado de Artesanato e Cultura, foi presidida pela secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, que deixou um apelo de união para que todos possam trabalhar para o crescimento do município que tanto já deu para a região Santiago Norte, mas também para a ilha de Santiago e Cabo Verde em geral.

O acto foi testemunhado por vários vereadores e presidentes das assembleias municipais da ilha de Santiago, da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde, munícipes e várias outras personalidades

O Dia do Município e do santo padroeiro, Santo Amaro Abade são celebrados a 15 de Janeiro.

MC/CP

Inforpress/Fim

Partilhar