Tarrafal, 10 Jan (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, garantiu hoje que o foco do Governo é trabalhar para que toda a iluminação pública do país, até ao próximo ano, seja 100 por cento (%) LED.
Este governante falava à imprensa durante uma visita que fez ao município do Tarrafal esta noite, para se inteirar do trabalho realizado sobre a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LED, num dos municípios onde já se iniciou a implementação da solução de iluminação pública mais eficiente.
Neste momento, informou que a cidade de Mangui e Chão Bom já estão praticamente 100% com LED, explicando que são cerca de 1.200 lâmpadas que foram substituídas, um investimento de aproximadamente 8.000 contos, reforçando que esta medida vai abranger todo o município brevemente.
Esta medida, conforme avançou Alexandre Monteiro, vai proporcionar não só a eficiência, mas também, relembrou, consome menos energia e é menos exigente em termos de manutenção, o que torna a solução LED “amiga do ambiente”.
O ministro reforçou que é um programa nacional, tendo já alguns municípios do país com 100% de LED e no final do mês a ilha Brava estará completamente iluminada com a tecnologia LED.
O governante considerou ainda que este é um “programa ambicioso” e que o Governo pretende até ao próximo ano ter o país coberto com a tecnologia 100% LED, com uma estimativa de mais de 40 mil lâmpadas, pois está prevista não só a substituição das lâmpadas, mas também o reforço de melhoria da iluminação pública.
“A solução que nós tínhamos antes obrigava a uma substituição com mais frequência das lâmpadas, enquanto que essa solução já é mais duradoura. Então, esse é o caminho que estamos seguindo, aqui e nos outros concelhos, e vai ser a nível nacional”, finalizou.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, considerou que no município de vocação turística, a questão da iluminação pública é uma questão de primeira linha.
Não obstante isso, avançou que tem sido também a reivindicação da população do município, e a autarquia demonstrou a sua satisfação perante o ministério da Energia por esta resposta de substituição de lâmpada convencional para lâmpada LED que constitui um valor agregado em termos de iluminação pública no município.
Entretanto, sublinhou que a missão da autarquia é trabalhar juntamente do referido ministério para que no futuro seja feito o reforço da iluminação pública, referindo que existem algumas ondas de sombra e essa resposta é importante.
O foco, conforme ressaltou, é que Tarrafal seja, cada vez mais, uma cidade mais segura, mais e melhor iluminada, e sobretudo pensando na questão de uma iluminação mais amiga do ambiente, mais eficiente, de uma cidade que queira ser efectivamente turística.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar