Cidade da Praia, 08 Jan (Inforpress) - A deputada do Movimento para a Democracia (MpD) Lúcia Passos questionou hoje, na primeira sessão ordinária de 2025 da Assembleia Nacional, o ministro das Finanças, Olavo Correia, sobre o andamento da construção do Hospital de Referência Nacional.
A deputada salientou a importância deste projecto, enfatizando que a obra é uma necessidade urgente para o País, tanto para reduzir o número de doentes transferidos para o exterior, como para oferecer melhores condições de saúde à população.
Lúcia Passos pediu uma actualização mais precisa sobre o estado actual do projecto, lembrando que este hospital será uma infraestrutura vital para o sistema de saúde nacional e ajudará a melhorar a qualidade do atendimento aos cidadãos cabo-verdianos.
Em resposta, o ministro das Finanças, Olavo Correia, reafirmou que a construção do hospital é uma prioridade para o Governo. No entanto, o ministro destacou que, devido à complexidade técnica e financeira do projecto, são necessários estudos aprofundados para garantir o sucesso da obra.
De acordo com Olavo Correia, uma versão quase finalizada do projecto já foi recebida e discutida dentro do Governo.
“Além disso, a equipa de consultores está prevista para entregar as versões finais ainda este mês”, garantiu.
Olavo Correia informou ainda que, após a entrega do estudo finalizado, o Governo tomará as decisões necessárias para avançar para a próxima fase, que inclui a preparação dos processos para o lançamento da licitação e início da construção.
“O Governo está comprometido em garantir que o hospital atenda às necessidades do País, com instalações adequadas e equipamentos modernos para assegurar uma resposta eficiente à demanda de saúde”, frisou.
LFS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar