Sal Rei, 07 Jan (Inforpress) –A ilha de Boa Vista recebe, pela primeira vez, de 06 a 10 de Janeiro, o programa de treinamento em liderança para organizações da sociedade civil, promovido pela Libre Foundation, uma organização holandesa de democratização do conhecimento.
Segundo a formadora da Libre Foundation Neelienke Toering, a ideia de trazer o programa para Cabo Verde surgiu durante férias na ilha do Sal, onde conheceu uma professora de inglês que partilhou com ela alguns dos problemas sociais do arquipélago e da ilha e a necessidade de formações na ilha e no país.
Segundo disse, foi a partir desta experiência que decidiu contatar o seu superior hierárquico que concordou logo em envia-la depois para a primeira missão a Cabo Verde, concretamente ao Sal, em 2019.
A formadora destacou a importância de capacitar as pessoas a liderarem suas próprias vidas e comunidades.
"Acreditamos que cada indivíduo tem o potencial de ser um líder e que o conhecimento deve estar disponível para todos", afirmou Neelienke Toering.
O projecto, que oferece gratuitamente ferramentas e técnicas para o desenvolvimento pessoal e profissional, visa fortalecer a comunidade local e fomentar o empreendedorismo.
O treinamento aborda temas como comunicação eficaz, resolução de conflitos, trabalho em equipe, tomada de decisões e desenvolvimento de projectos, através de actividades práticas e dinâmicas, onde os participantes podem aplicar os conhecimentos adquiridos.
Para Bruna Lima, representante da associação ADB Barraca e participante do treinamento, a “formação é muito completa, está a ajudar-lhes a trabalhar naquilo que são bons e também nos pontos fracos para o auto-desenvolvimento. assim como a relação com os outros como líder".
Neelienke Toering indicou que teve alguns constrangimentos, talvez porque esteja pela primeira vez na ilha e também por não ser conhecida como formadora, mas que no geral está "contente" por estar em missão na ilha e certamente a próxima vez "será mais fácil".
A Libre Foundation foi fundada em 2008, treina líderes locais de pequenas organizações da sociedade civil de países em desenvolvimento da África, Ásia e América do Sul, gratuitamente.
Em Cabo Verde já esteve no Sal, Santiago, São Vicente, Santo Antão e agora na Boa Vista.
MGL/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar