Paul, 07 Jan (Inforpress) – A Assembleia Municipal do Paul aprovou hoje, durante a primeira sessão extraordinária do ano, por unanimidade, a proposta de distribuição dos pelouros e a consequente profissionalização dos vereadores, incluindo a fixação remuneratória.
A proposta foi discutida e recebeu apoio da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) e das bancadas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e do Movimento para a Democracia (MpD).
Na sus declaração, o eleito da bancada do PAICV, Joselito Fonseca, explicou que o seu partido votou favoravelmente a proposta de profissionalização dos vereadores, destacando que a decisão não visa impedir o funcionamento da câmara municipal.
"A democracia e as eleições ditaram que o MpD deveria governar nos próximos anos no Paul, e já não é mais aceitável termos vereadores a meio tempo. A profissionalização é uma medida de confiança e elevação da fasquia para o trabalho da câmara", afirmou.
O eleito municipal também mencionou a necessidade de os vereadores realizarem cálculos cuidadosos em relação às contribuições do INPS e à cobertura médica e medicamentosa, garantindo que o funcionamento da câmara e os serviços à população não sejam prejudicados.
Por sua vez, o eleito da bancada do MpD, Manuel Ramos, reforçou que a aprovação da proposta reflete a vontade dos munícipes do Paul, que sufragaram a lista daquela força política.
"Estamos confiantes nas capacidades dos nossos vereadores e acreditamos que, com empenho e união, o grupo fará um excelente trabalho em prol da população", afirmou.
Manuel Ramos também sublinhou que a oposição desempenha um papel fundamental na melhoria da governação, com propostas construtivas que beneficiam o concelho.
Ainda durante a sessão, foram discutidas e aprovadas as propostas de fixação da gratificação da presidente e da secretária da Assembleia Municipal, bem como a criação e aprovação das comissões permanentes da Assembleia Municipal.
Outrossim, foram eleitos os representantes da Assembleia Municipal do Paul na Assembleia Intermunicipal de Santo Antão.
Nas eleições autárquicas de 2024, que ocorreram a 01 de Dezembro de 2024, os paulenses escolheram, nas urnas, as listas do MpD para a câmara e assembleia municipais, com maioria absoluta.
O novo presidente da Câmara Municipal do Paul, Adilson Fernandes, dá continuidade aos 12 anos de mandato do partido no concelho, e Sandra Galinha foi reeleita presidente da Assembleia Municipal.
LFS/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar